quinta-feira, 31 de março de 2011

ABC da Alimentação Saudável



Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.

Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos, que têm funções específicas e funcionam associadamente, se dividindo em macronutrientes(carboidratos, proteínas e lipídeos) e micronutrientes(vitaminas e sais minerais).

Carboidratos
De uma forma geral, todos os grupos de alimentos exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal, possuem carboidratos. Estes podem ser simples, como os açúcares e o mel.

Os açúcares simples não são necessários ao organismo humano, pois apesar de ser fonte de energia, esta pode ser adquirida por meio dos carboidratos complexos. Sendo assim, é importante diminuir as quantidades de açúcares simples adicionados aos alimentos.

Os carboidratos complexos estão presentes principalmente nos cereais (arroz, pão, milho), tubérculos (batata, beterraba) e raízes (mandioca, inhame), que representam a mais importante fonte de energia.

Por esta razão, recomenda-se o consumo de seis porções diárias desse tipo de alimento, o que representa em torno de 60% do total de calorias ingeridas diariamente.

Fibras
Uma alimentação saudável deve incluir os carboidratos complexos e fibras alimentares em maior quantidade do que os carboidratos simples. Na sua forma integral, a maioria dos alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, verduras e legumes contêm fibras, as quais são benéficas para a função intestinal, reduzem o risco de doenças cardíacas, entre outros diversos benefícios.

A quantidade de fibras na alimentação é uma medida de uma alimentação saudável. As frutas, legumes e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, necessitando-se consumir, diariamente, três porções de frutas e três porções de legumes e verduras.

É importante variar o consumo desse tipo de alimento, tendo em vista que o consumo regular e variado, juntamente com alimentos ricos em carboidratos menos refinados (pães e arroz integrais), oferecem quantidade significante de vitaminas e minerais, aumentando a resistência a infecções.

Além das vitaminas e minerais, as verduras e os legumes também contêm componentes bioativos, alguns dos quais especialmente importantes para a saúde humana, podendo reduzir o risco de doenças, inclusive as doenças cardíacas e o câncer.

Proteínas
Origem vegetal: leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, são alimentos fundamentais para saúde, por serem um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas.

Entretanto, estas proteínas são consideradas incompletas, ao contrário das proteínas de origem animal, necessitando então, de combinações de alimentos que completem entre si os aminoácidos, tornando-se combinações de alto valor protéico como, por exemplo, a combinação de duas partes de arroz para uma parte de feijão.

Origem animal:
carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, ou seja, contêm todos os aminoácidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manutenção do corpo.

São também, entre outros nutrientes, importantes fontes de proteína de alto valor biológico sendo, assim, necessário o consumo diário de três porções de leites e derivados e de uma porção de carnes, peixes ou ovos.

As carnes selecionadas para o consumo devem ser aquelas com menor quantidade de gordura (magras, sempre retirando as peles e gorduras visíveis), sendo consumidas moderadamente, devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol.

Ferro e Cálcio
As carnes em geral, principalmente os miúdos e vísceras, possuem alta biodisponibilidade de ferro, ou seja, a quantidade de ferro ingerida que será efetivamente utilizada pelo organismo é significativamente grande.

O leite e seus derivados, além de fonte de proteínas e vitaminas, são as principais fontes de cálcio da alimentação. Este nutriente é fundamental para a formação e manutenção óssea ao longo da vida, prevenindo futuras complicações como a osteoporose.

Gorduras
Lipídeos: As gorduras são de diferentes tipos, e podem ou não ser prejudiciais à saúde, dependendo do tipo de alimento. A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser moderado.

As gorduras trans que são obtidas pelo processo de industrialização dos alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais, são prejudiciais à saúde. O consumo excessivo deste tipo de alimento pode acarretar doenças cardiovasculares, excesso de peso, obesidade, entre outras.

As gorduras insaturadas, presentes nos óleos vegetais, não causam problemas de saúde, exceto se forem consumidas exageradamente. São fontes de ácidos graxos essenciais, ou seja, podem ser produzidos pelo organismo, sendo assim necessárias para a manutenção da saúde.

Colesterol: O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem animal, e é componente estrutural de algumas partes do organismo humano, sendo ele capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessidades metabólicas, não sendo indicado o consumo desse composto. O alto consumo deste pode acarretar doenças cardiovasculares.

Sal
O sal de cozinha - cloreto de sódio - utilizado como tempero e conservação de alimentos, contém sódio em sua composição, bem como outro tempero atualmente muito utilizado, o glutamato de sódio - este mineral quando consumido em excesso é prejudicial à saúde.

Sendo assim, recomenda-se a redução no consumo de alimentos com alta concentração de sal, como temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, entre outros.

Água
A água é um nutriente indispensável ao funcionamento do organismo; a ingestão de, no mínimo, dois litros diariamente é altamente recomendada.

Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do organismo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas. Recomenda-se a ingestão de 6 a 8 copos de água por dia.

Atividade Física
É muito importante a prática de exercícios físicos regularmente, aliada a uma alimentação saudável, o que previne o sobrepeso e a obesidade, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional.

As pessoas fisicamente ativas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a doenças.

Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de atividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.

Fonte: www.abcdasaude.com.br

terça-feira, 29 de março de 2011

Como evitar a conjuntivite





A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (a camada mais exterior do olho), provocada geralmente por infecção. Mas há três variedades comuns de conjuntivite: viral, alérgica e bacteriana. As conjuntivites virais e bacterianas são contagiosas.

Causas da conjuntiviteA conjuntivite viral é espalhada via aerossol. Desta forma está geralmente associada a sintomas no trato respiratório superior.

A conjuntivite alérgica pode ser causada por alergia a substâncias como cosméticos, perfumes, depósito de proteínas na lente de contato ou medicamentos. Ela geralmente afeta ambos os olhos e é acompanhada por pálpebras inchadas.

A conjuntivite bacteriana é geralmente causada por bactéria piogênica,  como as staphylococcus ou streptococcu, da própria pele ou flora respiratória do paciente. Outros casos são devido à infecção pelo ambiente ou por outras pessoas, geralmente pelo toque, mas ocasionalmente também via maquiagem para olhos ou loção facial.

Sintomas da conjuntiviteOlhos irritados, vermelhos e lacrimejando, secreção, pálpebras inchadas e sensação de corpo estranho em ambos os olhos são os sintomas comuns de todos os tipos de conjuntivite. Algumas, como a conjuntivite alérgica aguda, podem coçar bastante.

Tratamento da conjuntiviteO tratamento apropriado para conjuntivite depende da causa do problema. Para o tipo alérgico, compressas frias e colírio lubrificante algumas vezes aliviam o desconforto em casos moderados.

Nos casos mais severos, anti-inflamatórios não-esteróides e anti-histaminas podem ser prescrevidos. Alguns pacientes com conjuntivite alérgica persistente podem precisar de aplicações tópicas de gotas de esteróide.

A conjuntivite bacteriana é geralmente tratada com aplicação de gotas de antibióticos nos olhos, ou ungüento que cubra uma faixa ampla da bactéria.

Embora não exista cura para a conjuntivite viral, o alívio dos sintomas pode ser obtido com compressas frias e colírio lubrificante. Para os casos mais graves, gotas tópicas de esteróide podem ser prescrevidas para reduzir o desconforto da inflamação.

Os pacientes geralmente são aconselhados a evitar tocar nos olhos ou compartilhar toalhas. Os sintomas da conjuntivite viral geralmente duram menos de 3 semanas.

A conjuntivite viral não é transmitida pelo ar. Para que alguém fique doente é preciso ter contato com o vírus.

Veja alguns cuidados importantes para evitar a doença:

- Lave sempre as mãos;
- Não coce nem leve a mão aos olhos;
- Lave as nãos sempre que possível ou a higienize com álcool em gel;
- Se tiver alguém com conjuntivite em casa separe toalha de rosto e banho, travesseiro e objetos pessoais em geral;
- se for casado, além de todos esses cuidados, durma em cama separada;
- Aos primeiros sintomas, procure um oftalmologista. Não se automedique;
- Não visite ninguém com conjuntive. Quem está contaminado não deve receber visitas nem trabalhar;
- Não compartilhe medicamentos nem qualquer objeto com quem está doente. O objeto fica contaminado e pode transmitir conjuntivite.



sexta-feira, 25 de março de 2011

A RESPIRAÇÃO BUCAL E AS DEFORMIDADES DENTO-FACIAIS



Atualmente, os problemas respiratórios na infância estão cada vez mais freqüentes. O que pouca gente sabe é da relação desses problemas, principalmente nas crianças que respiram constantemente pela boca, com os problemas ortodônticos, a chamada má oclusão dentária.
A respiração bucal, hoje, pelo conjunto de sinais e sintomas associados a ela, é conhecida como a Síndrome do Respirador Bucal.

Quando a criança passa a respirar pela boca, várias alterações começam a ocorrer:
- Passa a manter a boca aberta a maior parte do tempo
- A língua passa a ficar mais baixa, junto ao assoalho da boca, em contato apenas com os dentes inferiores
- A criança, para facilitar a respiração bucal, projeta a cabeça para a frente, esticando o pescoço, mudando a postura da coluna cervical

Essas alterações, junto com a inversão da passagem do ar (o ar passa a entrar e sair pela boca e não pelo nariz) aos poucos vão trazendo alterações para os ossos maxilares, para as arcadas dentárias e para o posicionamento correto dos dentes.

As principais alterações que vemos são o céu da boca alto e estreito, as mordidas cruzadas (quando os dentes de cima encaixam por dentro e os de baixo por fora) que podem ser uni ou bilaterais, as mordidas abertas (quando os dentes da frente não se tocam, ficando um espaço entre eles).

Aparecem também os apinhamentos dentários (pela falta de espaço os dentes ficam amontoados) e as retrusões mandibulares (falta de crescimento da mandíbula, o osso onde ficam os dentes de baixo, deixando um espaço horizontal grande entre os dentes anteriores de cima e os de baixo).

As causas principais do aparecimento da respiração bucal são as obstruções das vias aéreas superiores, e podem ser devido à obstruções nasais por alergias (rinites e rinossinusites),
hipertrofia de cornetos, desvio de septo, e adenóide e amígdalas aumentadas.

O respirador bucal além das características descritas acima ainda apresenta uma face característica, com nariz estreito, narinas afiladas, lábio superior curto, boca entreaberta e olheiras acentuadas.

Crianças com esse problema também podem apresentar baixo rendimento escolar, serem  irriquietas e sonolentas, além de  apresentar cansaço intenso com pequeno esforço físico,. Além disso, ela ronca e baba a noite e pode apresentar apnéia do sono, ainda na infância.

O problema é sério, e para o tratamento vários profissionais devem ser envolvidos. Em geral, o tratamento da respiração bucal envolve os médicos,principalmente o otorrinolaringologista, que vai tratar as causas da obstrução nasal, o Ortodontista ou Ortopedista dos maxilares que vai atuar nas seqüelas bucais da respiração bucal, corrigindo os dentes e arcadas dentárias, bem como Fonoaudióloga e Fisioterapeuta.

Como toda alteração que envolve o crescimento e desenvolvimento dos ossos maxilares e arcadas dentárias, o tratamento ortodôntico das seqüelas da respiração bucal deve ser o mais precoce possível, mesmo enquanto a criança ainda tem os dentes de leite, para que essas alterações não se perpetuem durante o crescimento da criança, tornando mais difícil seu tratamento no futuro.

É possível prevenir o câncer de colo de útero?




O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os cânceres, mas é possível prevenir o seu aparecimento.

 Definição de câncer de colo uterino
É o câncer que se forma no colo do útero. Nessa parte, há células que podem se modificar produzindo um câncer. Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas.
O que é o colo do útero?
O colo é a parte inferior do útero que o conecta à vagina. O colo produz muco que durante uma relação sexual ajuda o esperma a mover-se da vagina para o útero. Na menstruação o sangue flui do útero através do colo até a vagina, de onde sai do corpo. No período de gravidez o colo fica completamente fechado. Durante o parto o colo se abre e o bebê passa através dele até a vagina.

O que se sente quando se tem o câncer de colo do útero?
O quadro clínico de pacientes portadoras de câncer de colo do útero pode variar desde ausência de sintomas (tumor detectado no exame ginecológico periódico) até quadros de sangramento vaginal após a relação sexual, sangramento vaginal intermitente (sangra de vez em quando), secreção vaginal de odor fétido e dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados da doença.

Como o médico faz o diagnóstico do câncer de colo do útero?
O diagnóstico é, predominantemente, clínico. A coleta periódica do exame citopatológico do colo do útero (também chamado de exame pré-câncer ou Papanicolau) possibilita o diagnóstico precoce, tanto das formas pré-invasoras (NIC), como do câncer propriamente dito.

No exame ginecológico rotineiro, além da coleta do citopatológico, é realizado o Teste de Schiller (coloca-se no colo do útero uma solução iodada) para detectar áreas não coradas, suspeitas.

A colposcopia (exame em que se visualiza o colo do útero com lente de aumento de 10 vezes ou mais) auxilia na avaliação de lesões suspeitas ao exame rotineiro, e permite a realização de biópsia dirigida (coleta de pequena porção de colo do útero), fundamental para o diagnóstico de câncer.

Nas pacientes com diagnóstico firmado de câncer de colo do útero, é necessária a realização de exames complementares que ajudam a avaliar se a doença está restrita ou não ao colo do útero: cistoscopia, retossigmoidoscopia, urografia excretora e, em alguns casos, a ecografia transretal.

Os tipos de câncer de colo do útero podem ser: tipo epidermóide, o mais comum, e também pode ser do tipo adenocarcinoma, o qual é bem menos freqüente. O primeiro pode ser diagnosticado na sua forma pré-invasora: NIC (neoplasia intraepitelial cervical), geralmente assintomático, mas facilmente detectável ao exame ginecológico periódico.

Como se trata o câncer de colo de útero?
O tratamento das pacientes portadoras desse câncer baseia-se na cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O tratamento a ser realizado depende das condições clínicas da paciente, do tipo de tumor e de sua extensão. Quando o tumor é inicial, os resultados da cirurgia radical e da radioterapia são equivalentes.

O tratamento cirúrgico consiste na retirada do útero, porção superior da vagina e linfonodos pélvicos. Os ovários podem ser preservados nas pacientes jovens, dependendo do estadiamento do tumor; quanto mais avançado, mais extensa é a cirurgia.

O tratamento radioterápico pode ser efetuado como tratamento exclusivo, pode ser feito associado à cirurgia (precedendo-a),ou quando a cirurgia é contra-indicada.

Qual é o teste que diagnostica precocemente o câncer de colo do útero?
O exame de Papanicolau ou "preventivo de câncer de colo do útero" é o teste mais comum e mais aceito para ser utilizado para detecção precoce do câncer de colo do útero.

O que é Papanicolau?
Papanicolau é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O Exame pode também identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. O nome do teste refere-se ao nome do seu criador, o médico greco-americano George Papanicolaou

Com que freqüência deve ser feito o Papanicolau?
Toda mulher deve fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos. Este exame deve ser feito anualmente ou, com menor freqüência, a critério do médico.

Mulheres mais velhas normalmente deixam de fazer esse exame porque deixam de se consultar, ou mesmo por orientação do médico. A partir dos 65 anos, as mulheres que tiveram exames normais nos últimos 10 anos devem conversar com seu médico sobre a possibilidade de parar de realizar o exame regularmente.

Mulheres que realizaram histerectomia (cirurgia para retirada do útero) com a retirada do colo além do útero, não necessitam fazer o exame, a menos que a cirurgia tenha sido feita para o tratamento de câncer ou de lesão pré-maligna.

Como o médico faz o exame de Papanicolau?
Este teste é feito por um médico ou um técnico treinado para isso, num consultório ou ambulatório. Durante um exame vaginal, antes do exame de toque, um aparelho chamado espéculo vaginal é introduzido na vagina para que o colo do útero seja facilmente visualizado.

Com uma espátula e/ou uma escova especial, o médico coleta algumas células do colo do útero e da vagina e as coloca numa lâmina de vidro. Essa lâmina com as células é examinada em um microscópio para que sejam identificadas anormalidades que sugiram que um câncer possa se desenvolver (lesões precursoras) ou que já esteja presente.

Outras informações no site http://www.abcdasaude.com.br/

quarta-feira, 23 de março de 2011

Mitos e verdades sobre o chocolate

Existem vários mitos e verdades sobre o chocolate e para comer sem culpa, vale a pena saber o que é verdade ou não a respeito dessa delícia.


                                                                                           


Chocolate dá espinhas
Mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Na verdade o problema está mais relacionado com fatores genéticos e desequilíbrios hormonais.

Chocolate dá enxaqueca
Mito. A dor de cabeça e a ingestão de chocolate, como fatores isolados, não estão relacionadas. No entanto, pessoas sensíveis podem sofrer com enxaqueca porque o chocolate possui feniletilamina e cafeína em sua composição.



Comer chocolate faz bem à saúde
Verdade. Apesar de calórico, o chocolate contém vitaminas A, B, C, D e E, cálcio e sais minerais como o ferro e o fósforo. Além disso, possui alta concentração de flavonóides, que são substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue.

O chocolate amargo é o mais indicado, pois possui maior concentração de flavonóides, já o chocolate ao leite e o chocolate branco são os menos recomendados devido às gorduras saturadas.



Chocolate vicia



Mito. Ao contrário do que se diz por aí, o chocolate não vicia e nem causa dependência. Não há nenhuma substância que vicie, o que acontece é que o doce estimula a produção de substâncias que promovem o bem-estar e nos fazem querer consumir sempre o chocolate.
Chocolate alivia a TPM?
Verdade. Isso acontece porque o chocolate estimula sensações de prazer, bem-estar e faz nosso corpo liberar a serotonina, uma substância que pode ser considerada o “hormônio da felicidade”. Além disso, a grande quantidade de açúcar dá bastante energia e diminui o cansaço. São benefícios que ajudam e muito naqueles dias de ansiedade, irritação e outrossintomas da TPM que mexem com as mulheres todos os meses.



Chocolate diet engorda
Verdade. O chocolate diet engorda tanto quanto os normais. Para compensar a falta do açúcar, este tipo de chocolate possui quantidade de gordura superior ao chocolate normal e pode ser até mais calórico. A versão diet do chocolate é indicada apenas para diabéticos. Portanto, não adianta trocar o chocolate tradicional pelo diet na intenção de perder peso, o ideal é consumir com moderação.


Dicas para uma boa páscoa sem sair da dieta


A páscoa simboliza a ressurreição de Cristo, é uma época de festividades, reunião da família para celebrar,  e por muitas vezes diante de uma mesa farta, além da tradicional troca de ovos de chocolate, uma perdição para quem não pode relaxar com a dieta.

E as tentações estão por todos os lados, fica difícil resistir. Mas como é possível aproveitar essa época sem que ela se torne uma tortura, e continuar mantendo a forma? As dicas são da nutricionista Adriana Sarzedas, do Núcleo de Promoção de Saúde da Unimed Sul Capixaba.

O chocolate, em doses moderadas, não é um vilão. O cacau, que é a matéria prima, é rico em flavonóides e antioxidantes, substâncias protetoras das artérias  do coração, que atuam prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares, além de retardarem o envelhecimento.

Alguns estudos também demonstram que o consumo moderado de chocolate pode estar relacionado com a redução da pressão arterial, inibição da atividade plaquetária – uma das responsáveis pela formação das temidas placas de ateroma – e diminuição da inflamação.

Tudo isso acompanhado de diversas vitaminas e minerais e de compostos que estimulam a produção de serotonina, substância que melhora o humor e provoca a sensação de prazer.
Para aproveitar os benefícios dessa delícia, sem abrir mão da dieta, deve-se ingerir de forma moderada, já que o chocolate é calórico. Fale para os amigos e familiares que te presenteiem com bombons ou ovos bem pequenos, ao invés de preferirem a versão grande.

Aprecie o chocolate aos poucos, ingerindo um pedacinho a cada dia, nada de devorar um ovo inteiro de uma só vez. O ideal é não ultrapassar 50g ao dia. Além da quantidade, é necessário estar atento também ao tipo de chocolate a ser consumido.

Apesar do número de calorias não ser muito diferente (o chocolate amargo é o menos calórico, seguido do chocolate ao leite e do branco), a versão branca e ao leite possuem maior quantidade de leite na sua composição.

Isso  confere um teor aumentado de gordura saturada, responsável pelo aumento de colesterol, enquanto o amargo possui mais gordura proveniente da manteiga de cacau, esse tipo de gordura não provoca o aumento do colesterol “ruim” (LDL).

Desta forma, devemos lembrar que a ingestão de calorias já vai estar maior e, por isso, temos que economizar no resto da alimentação, abusando das saladas e passando longe das frituras e dos alimentos gordurosos.

Procurar não reduzir a atividade física, se possível até aumentar, o que será importante para compensar o aumento das calorias provocadas pelo consumo do chocolate.

Além disso, você pode aproveitar para consumi-lo no melhor momento: após o exercício, porque o corpo utiliza essa energia para se recuperar, tornando mais difícil o armazenamento na forma de gordura.

E não crie ilusões com a versão diet! Por não conterem açúcar, é preciso adicionar uma maior quantidade de gordura à sua composição, fazendo com que sejam, no caso de algumas marcas, até mais calóricos.

Estes devem ser consumidos somente por pessoas que possuam necessidades especiais, como os diabéticos. Já a versão light, por possuir um percentual de gordura reduzido, é mais indicado para quem deseja perder peso.

Diante destas orientações, não cometa excessos, pense no que vale a pena pra você hoje, tenha controle que você pode aproveitar a sua Páscoa sem depois se arrepender. Seja moderado e aproveite.

terça-feira, 22 de março de 2011

Drenagem linfática promove a perda de gordura?




No desespero para perder uns centímetros aqui, outros ali, algumas mulheres acabam optando por tratamentos errados ou caem nas mãos de profissionais de má fé. Hoje vamos acabar de vez com as dúvidas sobre drenagem linfática. A fisioterapeuta dermato-funcional Juliana Borges esclarece alguns pontos interessantes:

Como funciona a drenagem linfática e para que serve?
A drenagem linfática manual é uma massagem feita por meio da pressão das mãos com manobras específicas para estimular o sistema linfático. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a drenagem linfática não promove a perda de gordura. Ela apenas ajuda a drenar líquidos excedentes. Ela é indicada para pessoas que retêm muito líquido e ficam constantemente inchadas.

A drenagem linfática ajuda a reduzir medidas? E funciona contra celulite?
Não podemos dizer que a drenagem linfática diminui medidas para todo mundo. Depende muito de quão inchada está a paciente. Se há muita gordura, porém pouco líquido retido, a diminuição de medidas é irrelevante. Se a retenção de líquidos é grande, é possível que a pessoa fique mais fina após algumas sessões. Em relação à celulite, um dos fatores envolvidos é a retenção de líquidos no tecido subcutâneo. Portanto, a drenagem linfática pode auxiliar, mas deve ser associada a outros tratamentos.

Algumas pessoas fazem drenagem linfática com auxílio de um copo. É indicado?
De jeito nenhum. Se a profissional vier com um copo, interrompa a sessão na hora. Existe um aparelho especial que pode ajudar na drenagem, promovendo um vácuo no local. Mas copo, nunca.

Que profissionais podem fazer drenagem linfática?
De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), a técnica de DLM (drenagem linfática manual) só pode ser realizada por fisioterapeutas. Antes de realizar a sessão, confirme que o profissional em questão é fisioterapeuta.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Será que existe balada saudável?


Sair à noite e virar a madrugada na festa é sempre bom: alivia a tensão do trabalho, desperta desejos, melhora a auto-estima... o único inconveniente é o dia seguinte.

Freqüentemente, acabamos passando dos limites no horário, na bebida, no cigarro e em muitas outras coisas, o que pode prejudicar a saúde.

Além disso, a noite costuma envolver expectativas que nem sempre se concretizam, o que nos deixa ainda mais vulneráveis. Como explica a psicóloga Márcia Santos, "quando a festa é muito diferente do esperado, é comum as pessoas tentarem resolver a frustração se expondo demais ou forçando a barra para que as coisas se pareçam com aquilo que esperavam.

Mas não há nada pior do que isso: quando as coisas não estão dando certo, o melhor é mesmo trocar de festa ou voltar para casa e dormir".

É claro que estressar com isso também não adianta: todo mundo sabe que ser espontâneo é muito mais divertido. Mas sempre é possível tomar algumas providências simples que podem livrar sua consciência ao voltar da balada.

Confira algumas dicas para curtir a balada sem se descuidar da saúde:

Alimentação - alimente-se bem antes de sair de casa. Se você for dançar, abuse dos alimentos energéticos (carnes e massas) e dos líquidos.

Roupa - a roupa não tem só que ser bonita, mas também confortável. Não use nada que aperte demais ou que prejudique a transpiração. Também dê uma atenção toda especial ao conforto dos sapatos.

Bebidas e cigarros - todo mundo sabe que o melhor é não consumi-los. Mas, se não tiver outro jeito, reduza as quantidades e beba MUITA água durante a noite.

Namoro - o clima de festa e alegria pode ser perigoso na hora do sexo. Lembre-se: transar é SEMPRE de camisinha.

Depois da festa - coma frutas, beba sucos e água mineral. Descanse o máximo que puder para aliviar dores nas articulações. E, ao acordar, prefira alimentos leves, como saladas e frutas.

Segurança- tenha em mãos um número de telefone e sua identificação para caso de emergência. Não dirija se estiver com sono ou se tiver bebido, mas também não pegue carona com qualquer um.


Fonte: Redação Terra: http://www.terra.com.br/


quinta-feira, 17 de março de 2011

Qualidade de vida no trabalho



A busca por qualidade de vida é o grande desafio dos dias atuais. Uma casa de campo, com sombra e água fresca e abundante, cercada de belos pássaros, ou uma casa à beira mar, é o sonho daqueles que pensam em viver bem.

Mas esses objetivos são bem distantes da realidade da maioria das pessoas, embora não sejam impossíveis de serem conquistados. Mas não dá para esperar apenas quando for possível contemplar o mar ou os pássaros para ter qualidade de vida.

Ela deve ser conquistada todos os dias, inclusive no trabalho  Por isso, temos que seguir trabalhando, alguns muito, outros menos, mas trabalhando sempre, sem abrir mão do prazer, satisfação e boas expectativas. A qualidade de vida não pode  apenas ser vislumbrada como um sonho distante, para o período da aposentadoria.

Qualidade de vida no trabalho é possível. Confira algumas dicas:

O trabalho:
- É como ginástica, quanto mais você faz, mais se torna eficiente e capaz de atingir resultados;

- é um excelente repositório de novas idéias. Portanto, seja o melhor na sua atividade e deixe fluir sua criatividade;

- Tem que lhe fazer sentido. Por isso necessita estar alinhado com seus valores e com sua missão de vida.

- Você precisa gostar do que faz. Trabalho é prazer. Esta é a primeira e a mais fundamental das regras na sua relação com o seu trabalho;

- Procure conscientizar-se do seu papel, seus objetivos e suas obrigações. Entenda porque você está onde está;

- Corresponda às expectativas. Sua capacidade de entrega é que vai determinar sua competência;

- No início de seu dia de trabalho, planeje e estabeleça as prioridades a serem cumpridas;

- Estabeleça um limite para as horas de trabalho e mantenha-se fiel a ele;

- Se você vai trabalhar até mais tarde, pergunte-se se tais tarefas não poderiam ser concluídas no dia seguinte e de forma mais eficaz;

- Não somos perfeitos. Portanto, devemos reconhecer nossos potenciais e nossas limitações. Devemos ter a humildade suficiente para reconhecer nossos pontos fortes e fracos;

- Sorria sempre. Bom humor é uma grande arma para ganhar a simpatia das pessoas;

- Aprenda sempre. As coisas mudam rapidamente e o que é bom hoje, amanhã já estará ultrapassado;

- Pratique aquilo que aprender. De nada adianta você fazer cursos e workshops, freqüentar eventos e congressos se isto não lhe trouxer resultados práticos;

- Tenha sempre uma atitude positiva. Quem é pessimista, reage negativamente a qualquer coisa nova ou espera maus resultados de tudo, nunca irá crescer como ser humano;

-Aprenda a dizer NÃO. Não vá além dos seus próprios limites;

-Acostume-se a vencer as crises. Elas são inevitáveis. Mas sempre representam grandes oportunidades para o nosso crescimento;

- Para finalizar, procure fazer aquilo que gosta. Trabalhar apenas por causa do dinheiro ou do status, como muitos fazem, é o pior caminho  e não promove qualidade de vida.

Portanto, faça o que for necessário para amar o seu trabalho.


Fonte: http://www.ogerente.com.br/

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dia Mundial do Rim lembra a importância dos cuidados com a saúde

 

Ontem foi comemorado o Dia Mundial do Rim e um alerta é de fundamental importância: a insuficiência renal crônica, que impede o bom funcionamento do órgão, é uma doença silenciosa e pode atingir pessoas de todas as idades, principalmente diabéticos e hipertensos.

Estima-se que no Brasil dois milhões de pessoas sofram da doença, mas de cada 10 portadores, sete nem imaginam que tem problemas renais sérios. A única forma de garantir o bom funcionamento dos rins é manter uma vida saudável, com boa alimentação e prática de atividades físicas, para evitar o sedentarismo e a obesidade.

Responsáveis por filtrar impurezas do sangue, regular a composição do organismo e a pressão arterial e produzir hormônios, entre outras funções, os rins merecem atenção. Especialmente porque nesse par de órgãos os sintomas só se tornam aparentes quando cerca de 80% da
capacidade já está comprometida.

O primeiro passo para cuidar desses dois órgãos é simples: basta atenção aos fatores de risco. hipertensos, diabéticos, idosos com 60 anos ou mais e obesos mórbidos são os mais propícios a desenvolver doenças nos rins, assim como quem tem histórico familiar de doenças.

Se tiver qualquer um desses fatores de risco, procure um nefrologista. Exames simples, de sangue e de urina, diagnosticam os males. Mas existem outros sinais e sintomas importantes que aparecem quando a pessoa começa a ter problemas renais.

Alguns são mais frequentes, embora não sejam necessariamente consequências de problemas renais. Caso qualquer destes sinais ou sintomas apareça, procure imediatamente um médico de sua confiança:

• alteração na cor da urina (torna-se parecida com coca-cola ou sanguinolenta);
• dor ou ardor quando estiver urinando;
• passar a urinar toda hora;
• levantar mais de uma vez à noite para urinar;
• inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos;
• dor lombar;
• pressão sangüínea elevada;
• anemia (palidez anormal);
• fraqueza e desânimo constante;
• náuseas e vômitos frequentes pela manhã;
 

*Com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Como evitar doenças respiratórias

No período mais frio, ou em que há mudanças de temperatura, as doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos, causam problemas que podem se agravar com a falta  de cuidados.



Os problemas respiratórios podem ser causados por vírus, bactérias ou por alergia. Mas, segundo especialistas, eles são desencadeados por inúmeros fatores, tais como mudanças climáticas, poluição (fumaça externa e ambiente, principalmente, o cigarro) e cheiros fortes (como perfumes) e aparelhos de ar-condicionado e ventiladores mal limpos, além de espaços com mofo e poeira.

Muitas crianças são acometidas pelas enfermidades por terem contato direto com animais com pelo, como cães e gatos, e nas creches e escolas, em locais com aglomeração e circulação de pessoas já contaminadas.



Período
Na maioria das enfermidades, a manifestação dos sintomas pode durar de três a sete dias, ou mais, se houver complicação. O médico deve ser procurado em caso de febre alta e contínua (por mais de 48 ou 72 horas), quando o estado geral estiver comprometido e se houver dificuldades de respiração.. "

Como se cuidar
 É importante que a pessoa doente , criança, adulta, ou idosa, seja hidratada corretamente, uma vez que crianças esquecem de beber água. Além disso, a alimentação deve ser adequada e composta de frutas, verduras e carnes, principalmente alimentos ricos em vitamina C.



Como evitar
Para diminuir a incidência das doenças respiratórias, o cuidado com o espaço físico não deve ser esquecido. Ambientes com tapetes, carpetes, cortinas de pano, almofadas e bichos de pelúcia devem ser evitados. Cobrir os estofados (como camas e sofás, que ao longo do tempo acumulam sujeira) com material sintético impermeável ajuda na remoção da poeira. Lavar as narinas com soro fisiológico também é recomendável.
Evitar aglomerações, como shoppings centers, que são climatizados por aparelhos de ar-condicionado centrais, também é uma medida de prevenção importante, sobretudo, para os idosos e crianças alérgicas, os que mais sofrem com problemas respiratórios.

Recomendações:
- Em locais com ar-condicionado,  usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada, além disso, esses aparelhos precisam de uma higienização constante. O ideal é limpá-lo todos os dias, interna e externamente, deixando o filtro livre das impurezas;

- Nos ventiladores, é necessário limpar não só as pás do aparelho, que podem acumular sujeira, mas também o ambiente refrescado por ele para evitar que a poeira encontrada no chão se espalhe;

- Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada (livre de poeiras e mofo);

- Tomar bastante líquido para hidratação;

- Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons em vez de cobertores;

- Retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, papéis, brinquedos de pelúcia e caixas;


- Evitar produtos de limpeza e perfumes com cheio forte;

- Usar cortinas persianas laváveis;

- Evitar plantas dentro da casa;


- Não deixar ninguém fumar dentro de casa e evitar ficar perto de alguém fumando;


- Usar soro fisiológico para os olhos e narinas se houver irritação;


- Evitar animais dentro de casa.

Como anda a saúde dos seus ossos?

A perda de massa óssea é um problema sério, que atinge cada vez mais pessoas no Brasil. A Sociedade Brasileira de Osteoporose estima, considerando o último censo do IBGE, que existam 5,5 milhões de brasileiros com osteoporose, sendo a maioria mulheres acima de 50 anos e na menopausa.

Segundo também dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, ocorrem cerca de um milhão de fraturas no Brasil todos os anos, e cerca de 250 mil delas tem a osteoporose como causa.  A doença é responsável por deixar os ossos menos densos e assim mais frágeis e suscetíveis a fraturas.

O problema progride lentamente, e raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura, que costuma estar relacionada a uma queda.  Por isso, é importante ter uma alimentação saudável e balanceadam aliada à prática de exercícios físicos, única forma de prevenir a doença.

Conheça nove alimentos ricos em cálcio, vitamina D e ômega-3, aliados da saúde dos ossos (e um inimigo), que provoca a osteoporose:


   
Leite - Para aqueles que não são intolerantes à lactose, é o principal alimento para fortalecer os ossos. Ele carrega a maior quantidade de cálcio, a substância mais importante para a formação dos ossos. É aconselhado pelo Ministério da Saúde que adultos com menos de 50 anos de ambos os sexos consumam 1000 mg de cálcio por dia, enquanto para aqueles que têm mais de 50 precisam de doses de 1200 mg. Um único copo de 250 ml de leite tem 300 miligramas de cálcio. Por conter cálcio de origem animal, que é absorvido pelo organismo com mais facilidade, o leite é o alimento que tem ação mais efetiva contra a osteoporose.




Derivados do leite – Se você não é um bebedor de leite, um copo de iogurte pode ser uma boa saída para incluir cálcio na sua dieta. Um copo de iogurte de 250 ml possui quase a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite. O queijo age da mesma forma que o iogurte, e pode ser consumido até em versões livres de lactose, já que o cálcio continua presente no  alimento.




Sardinha -  Este peixe contém altas doses de cálcio e vitamina D, o que ajuda a deixar os nossos ossos mais fortes. Um prato com três sardinhas é tão ou mais benéfico para os ossos do que um copo de leite ou de iogurte.



Vegetais -  Além de já serem reconhecidos como fontes de vitaminas, os vegetais, principalmente aqueles de cor verde, como brócolis, couve, couve-flor, espinafre e agrião, são excelentes para fortificar os ossos, porque esses alimentos são ricos em cálcio e vitamina D.




Soja -  Os grãos de soja e seus derivados têm efeito benéfico na fortificação dos ossos. A oleaginosa é rica numa substância chamada de isoflavona, que por ter a estrutura muito parecida com o hormônio feminino estrógeno, ajuda os ossos a absorver minerais. Por isso, ela é altamente recomendada para as mulheres que entraram na menopausa.




Salmão -  Este peixe e outras espécies ricas em gorduras boas, como o atum e a truta, têm a melhor combinação para manter a saúde dos ossos: vitamina D, cálcio e ômega-3. "Com uma alimentação rica nesses nutrientes e o costume de fazer exercícios, fica muito mais difícil perder massa óssea", explica Camila Leonel. Os óleos de peixe já são largamente usados para combater a perda de massa óssea causada pela menopausa, diminuindo assim as chances de osteoporose.




Nozes e castanhas -  Elas podem fortalecer os ossos de inúmeras maneiras. O principal motivo é a quantidade de ômega-3 de origem vegetal que esses alimentos possuem. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia, o ômega-3, encontrado nas nozes e em uma grande variedade de castanhas (amêndoas, pistache, amendoim) pode ter efeitos protetores sobre a saúde dos ossos. Segundo os autores do estudo, eles também contêm altas quantidades de cálcio em sua composição




Linhaça - O consumo de sódio em excesso pode ser um gatilho para a perda de cálcio nos ossos. O consumo regular de linhaça auxilia os rins a excretar água e sódio, e assim pode proteger os ossos da perda de cálcio. Além disso, a linhaça é ótima fonte de ômega-3, gordura boa, que aumenta a densidade dos ossos.



Tomate - Rico em minerais como magnésio, ferro, fósforo, manganês e potássio, participantes importantes na formação dos ossos, ele cai bem em qualquer tipo de molho, salada e é fácil de colocar na dieta. Além disso, possui vitaminas A, C e licopeno, substância que dá a coloração vermelha ao tomate e que previne contra vários tipos de câncer



Vilão
Sal -  O sal é um dos alimentos que mais prejudica os ossos, por ser a principal fonte de sódio. Este mineral dificulta a absorção de cálcio dos nossos ossos, fazendo com que fiquem mais suscetíveis a quebras e fraturas. Por isso, principalmente mulheres na menopausa, devem evitar o sal, procurando seguir as recomendações do Ministério da Saúde, que é a ingestão  de seis gramas de sódio por dia( a média de consumo entre os brasileiros é de 18 gramas por dia, o que explica o grande número de pessoas que sofre com a osteoporose).


Fonte: www.minhavida.com.br