sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudos da Universidade Estadual de Michigan apontam maior taxa de acidentes de trabalho na primeira segunda-feira do horário de verão



As pessoas de hábitos noturnos, assim como as que dormem menos, costumam ser mais afetados pelo início do horário de verão, enquanto as pessoas madrugadoras são mais prejudicadas pelo fim do horário de verão. Dentre os adolescentes, os que mais sofrem são os mais velhos.



Quais as mudanças que o horário de verão provoca no organismo? Este horário faz bem ou mal à saúde? Ele provoca o aumento no número de acidentes de trânsito?

Embora existam muitos estudos, a maioria é controversa e não definitiva, mas vale a pena conhecê-los. O texto abaixo foi produzido pelo médico Leonardo Fontenelle.

Um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan em 2009, encontrou maior taxa de notificação de acidentes de trabalho na primeira segunda-feira do horário de verão, associada a uma média de 40 minutos a menos de sono.

Dois estudos avaliaram a relação entre doenças psiquiátricas e o horário de verão, e descobriram não haver associação entre os dois.

A associação do horário de verão com acidentes de trânsito foi mais estudada, mas é controversa. Alguns estudos, um deles brasileiro, encontraram mais acidentes de trânsito no horário de verão, mas não consegui ler nenhum deles.

Outro estudo não encontrou diferença nos acidentes de trânsito no início ou no fim do horário de verão, e dois estudos encontraram redução no número de acidentes.

Os autores consideram que o horário de verão aumenta a luminosidade no horário em que as pessoas estão voltando do trabalho para casa, e que isso seria responsável pela diminuição dos acidentes.

Os estudos foram realizados principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Finlândia, países em que as diferenças entre o verão e o inverno são bem mais nítidas que no Brasil.

Além disso, ficam no hemisfério norte, por isso o horário de verão inclui férias mas não Natal, Ano Novo ou Carnaval. Resumindo, o horário de verão não é nenhuma catástrofe de saúde, e pode até ter seus benefícios.

O maior perigo não parece ser o horário de verão em si, mas sim as transições, quando se deve tomar cuidado especial em atividades perigosas como manusear máquinas pesadas.

A mesma coisa que se pode dizer a qualquer pessoa que tenha usado álcool, que tenha tomado remédio que dê sono, ou que tenha dormido pouco na véspera.

Agora falamos novamente nós, do Viva Saúde: no horário de verão os cuidados devem ser os mesmos do ano todo, para quem quer manter uma boa saúde: alimente-se bem e durma pelo menos oito horas por noite e em poucos dias o seu organismo estará ajustado ao novo horário. 

Fonte: Dr. Leonardo Fontenelle, médico especializado em Saúde da Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário