segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gripe, resfriado e rinite. Qual a diferença?

                                                                                              
Alergias respiratórias, gripes e resfriados possuem sintomas parecidos, mas são coisas bem diferentes.  Veja a diferença:

Alergia respiratória ou rinite
É o inchaço ou inflamação dos tecidos que revestem o nariz. Geralmente ocorre pela hipersensibilidade da mucosa nasal e só é possível comprovar uma alergia respiratória através de testes médicos. Sintomas: nariz entupido e coçando, coriza, e espirros constantes. Não há febre, mal estar ou dor no corpo.

Resfriado
É uma infecção de pequena gravidade causada por vários tipos de vírus. O mais comum é Rhinovirus. Sintomas: nariz entupindo e coçando, corizas, febre baixa, mal estar e dores no corpo e nas articulações. Dura no máximo 5 dias.

Gripe
Também é uma infecção, mas com potencial de gravidade maior. É causada pelo vírus influenza, que tem diversas variações. Sintomas: além dos sintomas comuns ao resfriado, pode ocorrer febre altíssima e complicações pulmonares graves. A evolução pode ser de até 10 dias.

Uma crise de rinite pode virar resfriado ou gripe?
Sim. Como a imunidade corporal fica debilitada durante uma crise forte de alergia, uma porta se abre para a entrada de vírus. Por isso, procure seu médico e controle sempre a sua alergia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário