quarta-feira, 6 de abril de 2011

Qual a diferença entre gripe e resfriado?





Em época de mudanças bruscas e freqüentes de temperaturas, é comum as pessoas, sejam elas crianças, adultas ou idosas, apresentarem coriza, desconforto e dores pelo corpo. Mas como identificar se os sintomas estão ligados à gripe ou ao resfriado?

Veja algumas diferenças:

O resfriado é uma infecção aguda virótica (os rinovírus são os principais agentes causadores), geralmente sem febre, na qual as principais manifestações clínicas envolvem as vias aéreas superiores, com secreção nasal (coriza) ou obstrução nasal como sintoma predominante.

Com a exposição ao agente, a infecção pode ser facilitada por fadiga excessiva, distúrbios emocionais e alérgicos.

A gripe é uma infecção respiratória aguda causada por um virus específico, denominado INFLUENZA, que ocasiona febre, prostação, coriza, tosse, dor de cabeça, dor de garganta.

Geralmente ocorre como uma epidemia no inverno. Pode complicar com infecção bacteriana secundária que deve ser tratada com antibióticos. O vírus da influenza apresenta vários sorotipos e sofrem mutações de um ano para outro.
Estão sendo fabricadas vacinas que devem ser repetidas todos os anos, principalmente pelos grupos de maior risco (idosos e pacientes com problemas respiratórios crônicos).  

Lembre-se. Não se automedique. Ao persistirem os sintomas, vá ao  consultório do seu médico de confiança. Em casos de urgência ou emergência, procure o Pronto Socorro.

Como se trata a gripe?
Caso os sintomas da doença tenham se apresentado a menos de dois dias, o doente poderá discutir com o seu médico a possibilidade de se usar um tratamento anti-viral.

O indivíduo enfermo deverá fazer repouso, evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquidos, além de usar medicações para a febre e para a dor e, também, para a melhora dos sintomas do nariz, como a coriza (corrimento do nariz) ou congestão nasal(sempre prescritos pelo médico).

Retome  as atividades normais somente após os sintomas terem ido embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário