sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval: divirta-se muito, mas beba com moderação

Coma Alcoólico

Em época de muita alegria, agitação e folia, todo o cuidado é necessário quanto o assunto é o consumo de bebidas alcoólicas.
Por isso, no carnaval, é samba no pé e moderação com as bebidas, que podem causar coma alcoólico, se ingeridas em excesso.
A  ingestão excessiva  intoxica o organismo e leva  o indivíduo primeiramente a um estado de sonolência, seguindo de um período em que não reage a nenhum estímulo ficando completamente desacordado ou inconsciente. É o coma alcoólico.
O excesso de álcool no corpo deve ser retirado o mais rápido possível para que os danos ao organismo sejam minimizados e o indivíduo recupere a consciência. O tratamento hospitalar para o coma alcoólico envolve a administração de glicose intravenosa.
O coma é causado pelo  etanol (álcool presente nas bebidas fermentadas e destiladas, como vinho, uísque, etc...) é absorvido rapidamente no estômago e no intestino delgado, seguindo para o fígado, único tecido que metaboliza o álcool.

O álcool é transformado em Acido Acético (o mesmo ácido do vinagre), importantíssimo para o metabolismo humano na produção de energia (por isso que bebidas alcoólicas são calóricas, pois cada grama de álcool contém 7 kcal).

Quando se bebe demais o fígado concentra quantias elevadas de ácido acético, o que pode causar um desconforto na região hepática. Mas não é só isso: Essa elevada concentração de ácido acético impede o fígado de liberar glicose no sangue, causando hipoglicemia.

Taxas muito baixas de glicose no sangue fazem o cérebro provocar o desmaio, pois a glicose é a ÚNICA fonte de energia que o cérebro consome.

Mas não pense que o consumo de bebidas adocicadas (batidinhas, champanhe, vinho suave, etc...) driblam esse problema. Estas bebidas vão provocar um instantâneo aumento na taxa de glicose sanguínea, fazendo o pâncreas liberar mais insulina, induzindo a hipoglicemia.

Portanto, cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas. E nunca beba de estômago vazio.

           http://www.tuasaude.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário