terça-feira, 1 de março de 2011

Quer emagrecer ou perder peso?




Existe uma grande confusão nos conceitos de emagrecer e perder peso. Eles são muito diferentes porque perder peso implica  “apenas” na perda de quilos na balança. Independe do que foi perdido, se foi água, massa muscular ou gordura. As pessoas estão mais preocupadas em perder peso do que em emagrecer.

Vendo apenas pela balança, não sabemos a qualidade do que foi perdido. Se perdemos mais água, fácil recuperar após uma boa hidratação, agora se perdemos massa muscular será prejuízo duplo. Demora-se mais tempo para recuperá-la e ela a responsável pelo nosso maior ou menor gasto calórico, principalmente no repouso.

Conclusão: a perda de peso baseada em perda de água e músculo é desfavorável para quem quer emagrecer. Já quando perdemos gordura efetivamente os ganhos serão enormes. Quando o assunto é corpo humano é importante entender que ele  é composto por inúmeros elementos que são divididos basicamente em massa gorda(composta por gordura essencial e massa gorda) e massa magra(livre de gordura: músculos, ossos, órgãos, líquidos e quaisquer outros tecidos).

Quando o peso que foi diminuído foi gordura você vai sentir sensível diferença nas suas roupas e medidas, e não necessariamente na balança. Isso porque a gordura é menos densa(mais leve) e ocupa mais espaço. Já a massa muscular é mais densa(pesa mais) e ocupa menos espaço.



 
Quando perdemos gordura vai embora também um pouco de líquidos, pois juntamente com a gordura armazenamos água. Portanto cuidado para não se iludir com a balança. A perda mostrada pela balança pode ser facilmente recuperada dependendo do que foi eliminado.

A  prática de exercícios físicos, juntamente com a reeducação alimentar e/ou dieta é imprescindível para a perda de gordura. Uma avaliação física que meça as pregas cutâneas(dobras de gordura) é importante para você verificar a qualidade do peso a menos e reajustar a dieta e os exercícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário