quarta-feira, 23 de março de 2011

Dicas para uma boa páscoa sem sair da dieta


A páscoa simboliza a ressurreição de Cristo, é uma época de festividades, reunião da família para celebrar,  e por muitas vezes diante de uma mesa farta, além da tradicional troca de ovos de chocolate, uma perdição para quem não pode relaxar com a dieta.

E as tentações estão por todos os lados, fica difícil resistir. Mas como é possível aproveitar essa época sem que ela se torne uma tortura, e continuar mantendo a forma? As dicas são da nutricionista Adriana Sarzedas, do Núcleo de Promoção de Saúde da Unimed Sul Capixaba.

O chocolate, em doses moderadas, não é um vilão. O cacau, que é a matéria prima, é rico em flavonóides e antioxidantes, substâncias protetoras das artérias  do coração, que atuam prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares, além de retardarem o envelhecimento.

Alguns estudos também demonstram que o consumo moderado de chocolate pode estar relacionado com a redução da pressão arterial, inibição da atividade plaquetária – uma das responsáveis pela formação das temidas placas de ateroma – e diminuição da inflamação.

Tudo isso acompanhado de diversas vitaminas e minerais e de compostos que estimulam a produção de serotonina, substância que melhora o humor e provoca a sensação de prazer.
Para aproveitar os benefícios dessa delícia, sem abrir mão da dieta, deve-se ingerir de forma moderada, já que o chocolate é calórico. Fale para os amigos e familiares que te presenteiem com bombons ou ovos bem pequenos, ao invés de preferirem a versão grande.

Aprecie o chocolate aos poucos, ingerindo um pedacinho a cada dia, nada de devorar um ovo inteiro de uma só vez. O ideal é não ultrapassar 50g ao dia. Além da quantidade, é necessário estar atento também ao tipo de chocolate a ser consumido.

Apesar do número de calorias não ser muito diferente (o chocolate amargo é o menos calórico, seguido do chocolate ao leite e do branco), a versão branca e ao leite possuem maior quantidade de leite na sua composição.

Isso  confere um teor aumentado de gordura saturada, responsável pelo aumento de colesterol, enquanto o amargo possui mais gordura proveniente da manteiga de cacau, esse tipo de gordura não provoca o aumento do colesterol “ruim” (LDL).

Desta forma, devemos lembrar que a ingestão de calorias já vai estar maior e, por isso, temos que economizar no resto da alimentação, abusando das saladas e passando longe das frituras e dos alimentos gordurosos.

Procurar não reduzir a atividade física, se possível até aumentar, o que será importante para compensar o aumento das calorias provocadas pelo consumo do chocolate.

Além disso, você pode aproveitar para consumi-lo no melhor momento: após o exercício, porque o corpo utiliza essa energia para se recuperar, tornando mais difícil o armazenamento na forma de gordura.

E não crie ilusões com a versão diet! Por não conterem açúcar, é preciso adicionar uma maior quantidade de gordura à sua composição, fazendo com que sejam, no caso de algumas marcas, até mais calóricos.

Estes devem ser consumidos somente por pessoas que possuam necessidades especiais, como os diabéticos. Já a versão light, por possuir um percentual de gordura reduzido, é mais indicado para quem deseja perder peso.

Diante destas orientações, não cometa excessos, pense no que vale a pena pra você hoje, tenha controle que você pode aproveitar a sua Páscoa sem depois se arrepender. Seja moderado e aproveite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário