A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (a camada mais exterior do olho), provocada geralmente por infecção. Mas há três variedades comuns de conjuntivite: viral, alérgica e bacteriana. As conjuntivites virais e bacterianas são contagiosas.
Causas da conjuntiviteA conjuntivite viral é espalhada via aerossol. Desta forma está geralmente associada a sintomas no trato respiratório superior.
A conjuntivite alérgica pode ser causada por alergia a substâncias como cosméticos, perfumes, depósito de proteínas na lente de contato ou medicamentos. Ela geralmente afeta ambos os olhos e é acompanhada por pálpebras inchadas.
A conjuntivite bacteriana é geralmente causada por bactéria piogênica, como as staphylococcus ou streptococcu, da própria pele ou flora respiratória do paciente. Outros casos são devido à infecção pelo ambiente ou por outras pessoas, geralmente pelo toque, mas ocasionalmente também via maquiagem para olhos ou loção facial.
Sintomas da conjuntiviteOlhos irritados, vermelhos e lacrimejando, secreção, pálpebras inchadas e sensação de corpo estranho em ambos os olhos são os sintomas comuns de todos os tipos de conjuntivite. Algumas, como a conjuntivite alérgica aguda, podem coçar bastante.
Tratamento da conjuntiviteO tratamento apropriado para conjuntivite depende da causa do problema. Para o tipo alérgico, compressas frias e colírio lubrificante algumas vezes aliviam o desconforto em casos moderados.
Nos casos mais severos, anti-inflamatórios não-esteróides e anti-histaminas podem ser prescrevidos. Alguns pacientes com conjuntivite alérgica persistente podem precisar de aplicações tópicas de gotas de esteróide.
A conjuntivite bacteriana é geralmente tratada com aplicação de gotas de antibióticos nos olhos, ou ungüento que cubra uma faixa ampla da bactéria.
Embora não exista cura para a conjuntivite viral, o alívio dos sintomas pode ser obtido com compressas frias e colírio lubrificante. Para os casos mais graves, gotas tópicas de esteróide podem ser prescrevidas para reduzir o desconforto da inflamação.
Embora não exista cura para a conjuntivite viral, o alívio dos sintomas pode ser obtido com compressas frias e colírio lubrificante. Para os casos mais graves, gotas tópicas de esteróide podem ser prescrevidas para reduzir o desconforto da inflamação.
Os pacientes geralmente são aconselhados a evitar tocar nos olhos ou compartilhar toalhas. Os sintomas da conjuntivite viral geralmente duram menos de 3 semanas.
A conjuntivite viral não é transmitida pelo ar. Para que alguém fique doente é preciso ter contato com o vírus.
Veja alguns cuidados importantes para evitar a doença:
- Lave sempre as mãos;
- Não coce nem leve a mão aos olhos;
- Lave as nãos sempre que possível ou a higienize com álcool em gel;
- Se tiver alguém com conjuntivite em casa separe toalha de rosto e banho, travesseiro e objetos pessoais em geral;
- se for casado, além de todos esses cuidados, durma em cama separada;
- Aos primeiros sintomas, procure um oftalmologista. Não se automedique;
- Não visite ninguém com conjuntive. Quem está contaminado não deve receber visitas nem trabalhar;
- Não compartilhe medicamentos nem qualquer objeto com quem está doente. O objeto fica contaminado e pode transmitir conjuntivite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário