quinta-feira, 10 de março de 2011

Como evitar doenças respiratórias

No período mais frio, ou em que há mudanças de temperatura, as doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos, causam problemas que podem se agravar com a falta  de cuidados.



Os problemas respiratórios podem ser causados por vírus, bactérias ou por alergia. Mas, segundo especialistas, eles são desencadeados por inúmeros fatores, tais como mudanças climáticas, poluição (fumaça externa e ambiente, principalmente, o cigarro) e cheiros fortes (como perfumes) e aparelhos de ar-condicionado e ventiladores mal limpos, além de espaços com mofo e poeira.

Muitas crianças são acometidas pelas enfermidades por terem contato direto com animais com pelo, como cães e gatos, e nas creches e escolas, em locais com aglomeração e circulação de pessoas já contaminadas.



Período
Na maioria das enfermidades, a manifestação dos sintomas pode durar de três a sete dias, ou mais, se houver complicação. O médico deve ser procurado em caso de febre alta e contínua (por mais de 48 ou 72 horas), quando o estado geral estiver comprometido e se houver dificuldades de respiração.. "

Como se cuidar
 É importante que a pessoa doente , criança, adulta, ou idosa, seja hidratada corretamente, uma vez que crianças esquecem de beber água. Além disso, a alimentação deve ser adequada e composta de frutas, verduras e carnes, principalmente alimentos ricos em vitamina C.



Como evitar
Para diminuir a incidência das doenças respiratórias, o cuidado com o espaço físico não deve ser esquecido. Ambientes com tapetes, carpetes, cortinas de pano, almofadas e bichos de pelúcia devem ser evitados. Cobrir os estofados (como camas e sofás, que ao longo do tempo acumulam sujeira) com material sintético impermeável ajuda na remoção da poeira. Lavar as narinas com soro fisiológico também é recomendável.
Evitar aglomerações, como shoppings centers, que são climatizados por aparelhos de ar-condicionado centrais, também é uma medida de prevenção importante, sobretudo, para os idosos e crianças alérgicas, os que mais sofrem com problemas respiratórios.

Recomendações:
- Em locais com ar-condicionado,  usar umidificadores de ar ou colocar uma vasilha com água ou toalha molhada, além disso, esses aparelhos precisam de uma higienização constante. O ideal é limpá-lo todos os dias, interna e externamente, deixando o filtro livre das impurezas;

- Nos ventiladores, é necessário limpar não só as pás do aparelho, que podem acumular sujeira, mas também o ambiente refrescado por ele para evitar que a poeira encontrada no chão se espalhe;

- Manter a casa higienizada, arejada e ensolarada (livre de poeiras e mofo);

- Tomar bastante líquido para hidratação;

- Forrar travesseiros e colchões com plástico, usar edredons em vez de cobertores;

- Retirar tapetes ou objetos que acumulem pó como livros, revistas, papéis, brinquedos de pelúcia e caixas;


- Evitar produtos de limpeza e perfumes com cheio forte;

- Usar cortinas persianas laváveis;

- Evitar plantas dentro da casa;


- Não deixar ninguém fumar dentro de casa e evitar ficar perto de alguém fumando;


- Usar soro fisiológico para os olhos e narinas se houver irritação;


- Evitar animais dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário