sexta-feira, 4 de março de 2011

Síndrome do túnel do carpo. Você sabe o que é isso?



Se você tem dormência e formigamento nas mãos, pode ter adquirido a Síndrome do Túnel do Carpo( o túnel do carpo é um canal formado por pequenos ossos situados no punho, que lhe servem de base, e um ligamento transverso, que compõe o teto do túnel. Por esse canal, passam o nervo mediano e nove tendões responsáveis pela flexão dos dedos).


Causas
A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar, tocar instrumentos musicais, tirar leite, fazer trabalhos artesanais, salgados, entre outros.

Pode ser também  idiopática(causa desconhecida) ou provocada por trauma, diabetes, gravidez, hipotireoidismo, tenossinovites, artrite reumatóide, artrose, gota tofácea, colagenoses, infecções, cromegalia, hematoma, pílula anticoncepcional e outros.

Sintomas

Os sintomas mais freqüentes são dores nos dedos, queimação ou agulhadas, dormência, formigamento, sensação de peso nos braços. Muitos pacientes se queixam de diminuição de sensibilidade nas mãos, o que os leva a deixar cair objetos e dificulta a realização de tarefas diárias. 


Esses sintomas se manifestam mais à noite e ocorrem fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano. A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.

Tratamento
O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo. Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia.

Recomendações
* Tente evitar atividades que impliquem movimentos de flexo-extensão do punho;
* Lembre-se de que alterações dos hormônios da tireóide e doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos;
* Mulheres no climatério estão mais sujeitas à síndrome do túnel do carpo, por causa da queda na produção de estrógeno;
* Sente-se corretamente e apóie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário