Os acidentes de trânsito são apenas um dos problemas que podem prejudicar quem fica várias horas ao volante. A Organização Mundial de saúde diz que 85% da população mundial sofre de problemas de coluna, e pesquisas indicam que 80% dos motoristas tem dores agravadas por dirigir durante muitas horas seguidas.
Os problemas mais comuns são as dores nas costas, principalmente na região lombar. Quando se permanece muito tempo sentado, ocorre uma retração muscular (posição fletida) que deve ser compensada durante as viagens com breves paradas para alongamentos.
Os motoristas sofrem principalmente porque na maioria das vezes o carro não foi escolhido de acordo com a forma e tamanho do seu corpo. Lesões à coluna vertebral serão o resultado de muitas horas sentadas em bancos inadequados e, porque não dizer, em veículos inapropriados. A incorreta ergonomia e a falta de apoio lombar certamente prejudicam a saúde dos condutores.
A postura correta ao volante inclui pernas em extensão incompleta, braços e antebraços em extensão e pés em semi-flexão plantar. O volante deve ter boa empunhadura para permitir uma boa pega e o material deve ser macio e que não escorregue.
Confira algumas dicas sobre a postura correta ao volante:
1 - Descanse suas costas no assento.
2 - Joelhos no nível dos quadris ou acima.
3 - Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus;
4 - O banco deve estar numa altura que permita a boa visibilidade por parte do motorista
5 - A distância dos pedais deve ser tal que seja possível alcançá-los com os pés de modo que os joelhos permaneçam levemente flexionados.
6 - Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos
7- O encosto deve dar total apoio à coluna, a uma distância do volante que permita que os cotovelos do motorista mantenham-se em leve flexão, de forma a garantir liberdade de movimentos.
3 - Apoiar bem o corpo no assento e no encosto do banco o mais próximo possível de um ângulo de 90 graus;
4 - O banco deve estar numa altura que permita a boa visibilidade por parte do motorista
5 - A distância dos pedais deve ser tal que seja possível alcançá-los com os pés de modo que os joelhos permaneçam levemente flexionados.
6 - Ajustar o encosto de cabeça de acordo com a altura do ocupante, de preferência na altura dos olhos
7- O encosto deve dar total apoio à coluna, a uma distância do volante que permita que os cotovelos do motorista mantenham-se em leve flexão, de forma a garantir liberdade de movimentos.
8 - Mantenha sempre os cotovelos ao lado do corpo alinhados aos ombros;
9 - O motorista deve descer do carro sem fazer muito esforço, diminuindo os riscos de lesões musculares;
10 - Os calcanhares devem estar apoiados no chão. Para as mulheres, é recomendado que evitem salto alto na hora da direção;
11 - Ao descarregar o porta-malas, é necessário flexionar o corpo ou se agachar, contraindo os músculos abdominais e segurando o peso o mais próximo possível do corpo;
12- Em viagens muito longas, saia do carro a cada duas horas, caminhe um pouco, levantando os joelhos para o alto e alongando-se.
9 - O motorista deve descer do carro sem fazer muito esforço, diminuindo os riscos de lesões musculares;
10 - Os calcanhares devem estar apoiados no chão. Para as mulheres, é recomendado que evitem salto alto na hora da direção;
11 - Ao descarregar o porta-malas, é necessário flexionar o corpo ou se agachar, contraindo os músculos abdominais e segurando o peso o mais próximo possível do corpo;
12- Em viagens muito longas, saia do carro a cada duas horas, caminhe um pouco, levantando os joelhos para o alto e alongando-se.
Fonte: Rojas Comunicação
Fonte: MARCOS A. BEDIN/MB Comunicação Empresarial/Organizacional
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