segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dançar emagrece!



Ter um corpo sarado e bom condicionamento físico é o sonho da maioria da população brasileira, não apenas por questões estéticas, mas de saúde e qualidade de vida. Se antes isso só era possível através da prática regular dos tradicionais exercícios físicos, hoje existem formas prazerosas de alcançar o mesmo objetivo.

Algumas dessas atividades são as aulas de danças, que através dos mais variados ritmos, divertem, melhoram a coordenação motora através de nos passos e coreografias e o melhor de tudo... queimam muitas calorias.

Quem não se sente motivado a  correr, nadar, pedalar ou caminhar pode escolher a dança,  em que você se exercita e se diverte. Em quarenta e cinco minutos de aula – dependendo do ritmo escolhido – dá para perder até 500 calorias.

Mas a dança não ajuda só a perder peso. Ela também reduz a ansiedade e tonifica o corpo.
Existem danças para todos os gostos e estilos musicais. Cada uma trabalha uma parte diferente do corpo e promove a queima de calorias consumidas.

Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é bom ver se seu corpo está realmente em ordem para que possa fazê-la com êxito. Vá a um médico e faça um check-up geral. Veja se está tudo em ordem, se estiver é só cair na dança e colher os frutos do seu suor.


Mas lembre-se, quando for praticar alguma aula de dança, assim como qualquer exercício, nunca se esqueça de manter o seu corpo bem hidratado, especialmente em dias quentes. Tome água, sucos ou água de coco. Se você quer emagrecer, opte pelos sucos menos calóricos.

Veja que benefícios a dança traz e escolha a que mais agrada e combina com o seu ritmo:

Forró
Trabalha a parte inferior do abdômen, conhecida como oblíquos, pois movimenta muito a cintura.

Sertanejo Universitário
É preciso muita força nas pernas e no glúteo, que acabam ficando mais definidos.

Samba
Para as mulheres que se jogam no ritmo brasileiríssimo, o importante é se manter em cima do salto alto com elegância. As pernas ficam bem definidas e durinhas.

Tango
O trançar das pernas é o charme além do equilibrio, flexibilidade, é preciso ter muita força e coordenação nas pernas.

Dança de Salão
Elimina cerca de 300 calorias em uma hora e meia de aula, dependendo da pessoa. Quanto mais você pega o jeito da coisa, mais você perde peso com ela. Além disso, quem faz dança de salão adquire flexibilidade, postura e força.

Street Dance
Com coreografias inspiradas nas danças de rua, essa modalidade chega a queimar 500 calorias em somente uma aula. E ainda tem mais! Ela melhora o condicionamento físico, agilidade e coordenação motora do aluno. 

Mix Dance
Já para aquelas pessoas fãs de: “rock´roll”, ritmo característico dos anos 60; country e sertanejo, a aula mais indicada é o: “Mix dance”. Nela, os alunos são estimulados a trabalharem, principalmente, seus membros inferiores, adquirindo total desenvoltura. Cada aula proporciona, em média, a queima de 200 calorias.

Fonte:
www.toquefeminino.com.br
           www.vainavibe.blogspot.com

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Cuidados para aproveitar bem o carnaval




Existem alguns cuidados básicos e importantes para desfrutar o carnaval com alegria e muita disposição. Veja o que fazer antes, durante e depois da festa:

Antes da festa

- Comece a se hidratar com antecedência! Dê preferência à água e aos sucos naturais, já que os refrigerantes apresentam um baixo poder de hidratação.

- Mantenha uma alimentação variada e balanceada, diminuindo a ingestão de alimentos ricos em gordura, principalmente animal, e de frituras em geral. Dê preferência a alimentos ricos em carboidratos (pão, macarrão, batata, frutas) para que tenha bastante energia na hora da festa.

- Consuma muitas frutas e verduras, principalmente na forma de saladas, para que seu organismo esteja com os níveis de vitaminas e minerais em dia.

- Consuma carnes magras como filé de frango, de peixe ou peito de peru.

- Pratique atividade física, principalmente aeróbica, para aumentar a sua resistência física e agüentar até o último minuto!

Durante a festa

- Hidrate-se a todo momento! Isto porque a perda de água através da transpiração é muito intensa e, junto com ela, perdem-se muitos eletrólitos, como sódio, potássio, magnésio e cloro.

- O ideal é evitar bebidas alcoólicas, mas caso as consuma, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. Além de muito calóricas (cada grama de álcool fornece 7Kcal), quando ingeridas em excesso podem levar a quadros de hipoglicemia, especialmente se estiver em jejum. Acostume-se, também, a intercalar as bebidas alcoólicas com muitos goles de água!

- Coma alimentos leves durante a festa. Para facilitar, tenha barrinhas de cereais  ou então beba sucos de frutas. Desta forma, estará repondo a energia gasta na folia.

- Não consuma frituras, pois o alto teor de gordura pode dar a sensação de estômago pesado e de moleza.

Após a festa

Para os que exageraram, este é o dia da ressaca! Para melhorar os sintomas de mal estar, nada melhor do que:

- Repousar bastante.

- Tomar muita água e suco de frutas durante todo o dia, já que o álcool pode levar a uma desidratação e queda dos níveis de glicose.

- Beber chás, como por exemplo, o chá de carqueja, que apresenta propriedades protetoras do estômago e do fígado; ou o chá de boldo, que facilita a digestão e ajuda na recuperação do fígado e da vesícula biliar.

- Consumir uma alimentação leve e rica em carboidratos, com muitas frutas e verduras. Dê preferência às sopas e caldos, evitando, principalmente, alimentos muito gordurosos.

- Manter uma alimentação rica em fibras para melhorar o trânsito intestinal.

Dengue ataca 151 pessoas por dia no Espírito Santo

Dengue. Como prevenir



01.  Evitar água parada.
02.  Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
03.  Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
04. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
05. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
06. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
07. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
08. Drenar terrenos onde ocorra formação de poças.
09. Não acumular latas, pneus e garrafas.
10. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
11. Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento.
12. Colocar peixes barrigudinhos em charcos, lagoa ou água que não possa ser drenada.
13. Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
14. Manter permanentemente secos, subsolos e garagens.
15. Não cultivar plantas aquáticas.


 

O que é?
A Dengue é uma doença infecciosa (é uma virose). Tem como causa qualquer uma das quatro variedades (sorotipos) do vírus da dengue. Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Trata-se de um arbovírus (vírus da família do vírus da febre amarela) que só pode ser transmitido ao homem por um vetor (transmissor) um artrópodo hematófago (animal que tem os membros articulados e alimenta-se com sangue - o mosquito Aedes aegypti). Não há transmissão homem-homem, sem a ação do vetor. A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer.

Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. A dengue clássica apresenta-se geralmente com febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente mata. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e conseqüências como a morte.

Transmissão

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti que, após um período de 10 a 14 dias, contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida. O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias.

Temperatura

A transmissão da doença raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C. A fêmea coloca os ovos em condições adequadas (lugar quente e úmido) e em 48 horas o embrião se desenvolve.

É importante lembrar que os ovos que carregam esse embrião podem suportar até um ano a seca e serem  transportados por longas distâncias, grudados nas bordas dos recipientes. Essa é uma das razões para a difícil erradicação do mosquito. Para passar da fase do ovo até a fase adulta, o aedes demora em média dez dias.


Os mosquitos acasalam no primeiro ou no segundo dia após se tornarem adultos. Depois deste acasalamento, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que possui as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos.



O Mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.

Segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a fêmea do Aedes voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam. Até então, eles sabiam que o Aedes só se distanciava cem metros.

Sintomas

Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem:

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito· Forte dor de cabeça· Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos· Perda do paladar e apetite· Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores· Náuseas e vômitos· Tonturas· Extremo cansaço· Moleza e dor no corpo · Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:· Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes · Pele pálida, fria e úmida· Sangramento pelo nariz, boca e gengivas· Manchas vermelhas na pele· Sonolência, agitação e confusão mental· Sede excessiva e boca seca· Pulso rápido e fraco· Dificuldade respiratória· Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.

Tratamento
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea.

A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre. 

Fonte: Ministério da Saúde

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alimente-se de 3 em 3 horas



Comer a cada três horas acelera o metabolismo, facilitando o processo de digestão. Por isso, quando você faz apenas duas ou três grandes refeições ao dia o corpo estoca gordura, para acumular energia para os momentos de fome, estragando qualquer intenção de dieta tanto para o emagrecimento quanto para o controle de taxas de glicose e outras igualmente importantes.

Por isso, engana-se quem pensa que comer a cada três horas signifique beliscar petiscos ou guloseimas. É importante observar o que você come porque quem se alimenta de forma saudável em períodos curtos, acaba tendo menos fome e uma sensação maior de saciedade.

Assim, dificilmente aquele prato suculento vai ser devorado em poucos minutos. Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes. Um alimento bem mastigado será mais fácil de ser digerido.

Desconfortos como dor de estômago, desânimo e mau humor podem, também, ser conseqüências de períodos longos de jejum. No geral, pessoas que fazem refeições com intervalos maiores não conseguem obter todos os nutrientes nas quantidades adequadas ao funcionamento padrão do intestino.


O jejum prolongado aumenta ainda a produção de insulina no organismo, provocando uma hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Por isso, é normal que se sinta fraqueza, tontura e mal-estar em um período longo entre duas refeições.

Portanto, além de questões estéticas, uma alimentação regulada pode ajudar a melhorar seu desempenho no trabalho e até mesmo na relação com pessoas próximas. E para quem passa horas em frente ao computador e culpa a falta de tempo pela má alimentação, vale a dica: tenha sempre em mãos barrinhas de cereais, frutas secas e frescas, castanhas, sucos, queijos em embalagens individuais, bolachas e torradas integrais.

Fonte: http://www.saudeterra.com.br/

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A importância dos sucos na alimentação




O suco natural é uma fonte rica de vitaminas e minerais, por isso uma ótima opção para as pessoas que querem uma forma de alimentação nutritiva, refrescante e fácil de preparar. Os especialistas recomendam pelo menos 1 copo duplo (240ml) ao dia.

Ricos em vitamina C (frutas cítricas), atuam na imunidade do indivíduo. Aliados às hortaliças,  auxiliam o corpo a absorver mais rápido os nutrientes, além de ser  uma ótima opção para as pessoas que querem reduzir peso.

Sucos naturais são saudáveis e alguns possuem baixa caloria. “O aconselhável é optar por sucos naturais, pois nos industrializados há uma perda considerável de nutrientes no processo de pasteurização”, diz a nutricionista Adriana Sarzedas, do Núcleo de Promoção de Saúde da Unimed Sul Capixaba.

Veja o valor calórico de alguns sucos naturais, considerando que todos são adoçados com açúcar:

Portanto faça a escolha correta.

1 copo duplo de 240ml

Suco de abacaxi com hortelã – 112 calorias
Suco de acerola – 62 calorias
Suco de cupuaçu – 86 calorias
Suco de goiaba – 103 calorias
Suco de laranja – 182 calorias
Suco de laranja com beterraba – 185 calorias
Suco de laranja com berinjela – 85 calorias
Suco de manga – 96 calorias
Suco de maracujá – 70 calorias
Suco de melancia – 82 calorias
Suco de melão – 82 calorias



Ela ganhou a fama de ser o alimento Número 1 quando o assunto é dieta. Saborosa, refrescante, hipocalórica, que ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda é de baixo custo e fácil preparação. Sim, a gelatina é tudo isso.

Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar.

Duvidam? Pois então vamos desmistificar o que há por trás daquele simples pozinho. A gelatina é  composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno.

Das proteínas indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma idéia da importância da gelatina, ela possui nove tipos, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose.

Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.

Por que ela faz bem?
Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões, a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!

Qual a sua Composição?
A matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos. Embora os seres humanos sejam mamíferos, não se obtêm colágenos deles. Ideal nas dietas. Por isso, se você está de regime opte sempre pela versão sem açúcar. No entanto, é interessante variar os sabores para não enjoar. Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.

Pele mais firme
Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida sedentário.

Na mesa
Por apresentar facilidade em ser convertida para a forma sólida e líquida por meio do aquecimento, ela torna-se um produto ideal para fazer ou acompanhar sobremesas como gomas, caramelos, iogurtes, mousses, tortas, bolos e sorvetes. Além de ganhar na praticidade em prepará-la, a gelatina pode dar um charme todo especial ao doce por ser colorida e se adaptar facilmente a qualquer formato. Isso, claro, sem contar de todos os benefícios à sua saúde já citados anteriormente.


Em cápsulas
Hoje já é possível encontrar, em farmácias especializadas, as gelatinas em cápsulas. Elas apresentam os mesmos benefícios da gelatina em pó, porém, as versões em cápsulas são mais eficientes para a formação de colágeno por serem pura e sem adição de corantes. Quanto à absorção, as do tipo em pó são absorvidas em maior velocidade. A desvantagem da encapsulada é que para se obter 10g (dose mínima diária) é necessária a ingestão de 20 cápsulas, enquanto na versão em pó, a mesma quantidade é obtida em apenas uma colher de sobremesa. Sempre as utilize com a indicação de um profissional de saúde capacitado, pois a dose pode variar de acordo com a necessidade de cada organismo.

Não existe contra-indicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões não diet . Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecargas renais.


Fonte: http://mulheres-sarl.blogspot.com/2010_09_01_archive.html
 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dicas de beleza, mitos e verdades



Muitas dicas de beleza são passadas de geração em geração. Quem não conhece uma família ou pessoa que tem uma receita dita milagrosa aprendida com a bisavó.

O problema é que, nem sempre, essas receitas milagrosas funcionam e  o suposto tratamento acaba mesmo é prejudicando a aparência.
O que é mito e o que é verdade em 10 dicas dos especialistas?

1. Pôr rodelas de pepino nos olhos acaba com as olheiras

 Verdade. O pepino tem propriedades tonificantes, que ajudam a clarear as manchas escuras, causadas pelo cansaço. 0lheiras genéticas precisam de tratamento com creme ou laser, de acordo com orientação do dermatologista.

Se as rodelas estiverem geladas, melhor ainda. Corte duas rodelas e deixe sobe os olhos por 20 minutos. Prefira fazer isso á noite, pois o vegetal pode manchar a pele ao contato com a luz do sol.

2. Passar pasta de dentes faz as espinhas secarem


Verdade. As espinhas secam(a pele também fica ressecada porque o creme é abrasivo, pode irritar e até aumentar a inflamação da acne) devido à composição de ácidos e mentol presentes nas pastas branqueadoras.  Usar a pasta pode provocar também o surgimento de manchas. Nunca use nenhum medicamento oral ou tópico sem a orientação de um dermatologista. E creme dental não é medicamento. Portanto, não o use.

3. Óleo de amêndoas fortalece as unhas

Mito. O óleo de amêndoas doces tem ação hidratante. Por isso, as unhas quebram menos e você tem impressão de que elas estão mais fortes.

4. Clara de ovo deixa o rosto mais firme

Verdade. A clara do ovo é rica em albumina e tem efeito tensor, o que deixa a pele mais lisa e firme. A máscara com clara de ovo é indicada principalmente para peles oleosas.

5. Deixar condicionador trata o cabelo

Mito. O condicionador abre as escamas dos fios para poder penetrar e tratá-los. Deixando o produto no cabelo, estas escamas não se fecham, os fios acabam ficando elásticos e mais propícios à quebra.

6. Passar hidratante depois de fazer depilação encrava os pêlos

Mito. Após a depilação, você deve aplicar um hidratante suave ou um gel à base de calêndula, camomila ou azuleno. Esses produtos têm efeito calmante e evitam a irritação da pele. Se você tem tendência a encravamentos, a dica é esfoliar a pele cerca de duas horas depois de depilar (ou quando os pêlos começarem a despontar nos poros).

7. Passar a lixa causa rachadura nos pés

Mito. A causa das rachaduras e securas dos pés é o ressecamento da pele (causado pelo tempo seco, pelos banhos freqüentes e pela falta de hidratação). Mas as lixas deixam os pés mais ásperos, por contraditório que pareça. A raspagem provoca uma reação natural do organismo, engrossando a pele dos calcanhares. Em vez disso, passe a fazer esfoliações semanais ou a cada três dias, dependendo da necessidade. Em um mês, seus pés já mostram a diferença e ficam bem mais macios.

8. Depilar com lâmina engrossa os pêlos

Mito. Temos esta impressão porque o pêlo é cortado no meio da haste (que é um local onde o pêlo é mais grosso). O modo de depilar não interfere na característica do pêlo. Mas, ao escolher os métodos com cera, seus pêlos tendem a diminuir com o tempo. Isso porque os puxões enfraquecem a raiz.

9. Lixar a parte de cima deixa as unhas mais bonitas

Mito. A lixa destrói a camada rígida de proteção das unhas, formada por queratina. Elas afinam e passam a quebrar mais facilmente. Não deixe sua manicure fazer isso, sob o risco de descamar uma por uma e sofrer com as agressões causadas pelo esmalte.

10. Escovar os dentes com bicarbonato clareia o sorriso

Verdade. O bicarbonato de sódio neutraliza os ácidos produzidos na placa dental, ajudando a clarear os dentes. Por deixar o pH da boca mais alcalino, esta substância ajuda no combate de aftas e cáries. Mas evite fazer esta escovação com freqüência, pois o bicarbonato também desgasta o esmalte dos dentes, que se tornam mais sensíveis. Uma vez por mês, no máximo é o suficiente. Mas o ideal é  consultar o seu dentista. Soluções domésticas podem causar danos irreparáveis.


Fonte:www.yahoo.minhavida.com.br

Você é resiliente?





Cair e levantar. Na teoria o mecanismo parece fácil. Na prática, as coisas são bem diferentes. Ao passar por uma situação que traz sofrimento – como o término de um relacionamento, a morte de um parente querido, a própria doença ou uma demissão – o processo de recuperação nem sempre é simples.

A sensação de desânimo e perda podem durar um bom tempo. o sentimento de que nada mais faz sentido é perfeitamente normal nesses casos. Principalmente para quem reclama de tudo o tempo todo e se julga uma vítima, mesmo que more numa mansão, ande de carro importado do ano e vá à Europa várias vezes por ano.

Isso porque o pessimista não tem classe social ou nível cultural e  vê dificuldades nas oportunidades. É nesse momento que algumas pessoas fazem diferença: há estudos indicativos de que as pessoas capazes de olhar todos os fatos negativos e aparentemente insuperáveis de uma forma positiva preservam a saúde, ou se recuperam mais rápido dos muitos problemas causados pelo desânimo e pessimismo. São as otimistas, que  veem oportunidades nas dificuldades.



São pessoas com habilidades para enfrentar grandes percalços e, mesmo assim, vencer a dor e se restabelecer em pouco tempo, o que permite uma mudança significativa nas atitudes e na qualidade de vida. Essa habilidade em superar obstáculos é chamada pela Psicologia de resiliência.

O termo foi sabiamente emprestado da Física, que define a resiliência de um objeto como sua capacidade de sofrer pressão ou impacto e, depois, voltar à forma original. Essas pessoas então, diante do caos do dia-a-dia, das cobranças, prazos, pressões, muita tensão e stress acumulado, sabem lidar sem problemas com tudo isso.

Mesmo diante de dores emocionais, enfrentam tudo com força e coragem e conquistam mais qualidade de vida do que a maioria. Diante da doença, reagem de forma inexplicável para a maioria dos seres humanos não resilientes. Quando está internado e recebe visitas consegue consolá-las. Tudo porque os resilientes apresentam grande capacidade de adaptação.

Vale lembrar que resiliência não é conformismo. Resiliência faz bem e nos leva mais longe, com mais saúde e qualidade de vida. Resiliência pode ser conquistada, mas o exercício é diário e nasce do desejo de ser feliz, independente das pessoas que nos cercam e das circunstâncias que nos atropelam nas atividades cotidianas.

Dê o primeiro passo rumo à resiliência. Certamente você fará toda a diferente onde estiver.




Fonte: www.pulsarpsicologia.com.br

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Diet, light ou zero?



Você sabe a diferença entre diet, light e zero? Se a sua resposta foi não, saiba que não está sozinho.
Os termos confundem muita gente.
O conhecimento é importante porque diabéticos podem até morrer se consumirem produtos com açúcar.  Outro mito derrubado é de que os produtos diet não engordam. Eles podem ter maior valor calórico do que os que contêm açúcar. Então, o ideal para quem quer emagrecer são os alimentos light.

No caso de refrigerantes, os produtos diet, light e zero não contêm açúcar e apresentam nenhuma ou menos que 4 kcal por 100 ml. A mudança da terminologia não implica em diferenças nutricionais significativas e a diferença entre os produtos está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados.

Nos refrigerantes a base de cola, uma lata de 350 ml, nas versões diet, light e zero, apresenta zero kcal (calorias) e zero grama de açúcar. Já a versão comum possui 148 kcal e 37g de açúcar.
Veja a diferença:

 Diet: Tem isenção de açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Normalmente é indicado para portadores de doenças metabólicas como diabetes. Alimentos diet podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar e nem sempre são úteis para perda de peso.

Light: Possui redução de calorias ou açúcares ou gorduras ou sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. É indicado para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação. Nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena.

Zero: Promete isenção de açúcar com redução de calorias ou isenção de nutrientes em relação ao produto original. De modo geral as indicações são semelhantes aos dos alimentos light. Quando o alimento é zero por isenção de açúcares também pode ser consumido por diabéticos. 
O importante é que o consumidor compreenda as diferenças nas nomenclaturas utilizadas na rotulagem dos alimentos é um direito do consumidor e mais uma ferramenta para escolhas corretas e saudáveis, mas na hora de comprar evite se impressionar com os termos em destaque. Leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos. 
Fonte:www.minhavida.com.br

Como adaptar-se ao horário de verão


Terminou o horário de verão, e atrasar o relógio biológico não é tão simples quanto atrasar os demais relógios. O organismo sofre até voltar ao ritmo normal, mas os médicos dizem que é mais fácil se adaptar ao fim do que ao início do horário de verão. Isso porque a luz do dia funciona como um "despertador" e o organismo sofre bem menos para acordar quando já amanheceu.   

O cérebro recebe a informação assim: a luz entra pelos olhos e chega a um ponto chamado núcleo supraquiasmático, uma espécie de "marca-passo" da vigília. É ele que deixa a pessoa alerta. No horário de verão, como demora para clarear, o marca-passo é ativado mais tarde.

A luz do dia também é importante porque inibe a melatonina, substância que provoca o sono. "O ideal é não mudar o horário para o organismo. Entretanto, se o horário vai ser mudado, a melhor coisa para readaptar é você viver a vida naquele horário novo que lhe é imposto”, aconselham especialistas.

 O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranqüila.
Mas o ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono e dormir o suficiente durante toda a semana. Portanto, aproveite essa uma hora a mais para descansar.

Além de repouso adequado, é interessante apostar em uma alimentação equilibrada e evitar alimentos pesados e bebidas estimulantes como café, chá preto e pó de guaraná, principalmente no final da tarde.

Também não é recomendado comer muito antes de dormir nem ir para a cama com o estômago vazio. A má qualidade do sono pode prejudicar o rendimento do indivíduo em suas atividades durante o dia.

A manutenção do sono, principalmente nos primeiros dias da alteração do horário, é fundamental para evitar complicações cardiovasculares. “Dificuldade de dormir ou de acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta”.

Quando a hora de dormir estiver se aproximando, evite atividades que exijam concentração ou esforço físico, tente apostar em práticas relaxantes como meditação, ioga, massagens ou técnicas de relaxamento.

           http://www.g1.globo.com/


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Emagreça de forma saudável



 
Para quem quer e precisa emagrecer, o alimento é devorado com compulsão. Comer, comer, comer! Durante 24 horas  a comida não sai da cabeça. O que era um ato espontâneo, passa a ser pré-determinado.

Explica-se: emagrecer requer horários para as refeições, não poderá mais ir correndo para a geladeira a qualquer momento só para satisfazer uma mera vontade. Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo.

Convenhamos, quando se fala em dieta ou disciplina alimentar quem é que não torce o nariz? Quem é que não acha que vai cair de pára-quedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto?  

Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto do emagrecimento saudável. Isso mesmo. Antes de dar pulos de alegria é bom saber e ter certeza do que pretende para você.

Emagrecer por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. É a dieta verde! Dias e dias bebendo só sucos. É a dieta da vitamina! Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?

Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso. Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Um conselho? Prepare-se para o que virá. Não se desespere se, na semana seguinte, encontrar dificuldades em entrar na mesma peça de roupa. Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito, a conversa é outra.

Não há fórmulas mágicas. Se quer uma receita para te ajudar a emagrecer, sem segredos, atividade física! Será bom estar mais disposto e, de quebra, queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.

Emagrecer lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente? E o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios?

Então, siga as 10 dicas para emagrecer de forma saudável. E, é claro, duradouro.
1. Não tenha pressa. Se está acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite?

2. Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.

3. Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingerí-lo.

4. Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.

5. Estipule horários para as refeições.

6. Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.

7. Beba muita, mas muuuuuita água.

8. Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.

9. Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.

10. Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.      


Fonte: cyberdiet.terra.com.br
Por: Roberta Stella
Nutricionista formada pela Universidade de São Paulo (USP)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Oficina orienta sobre uso do glicosímetro



Quem é diabético já pode contar com um aliado importante no controle de diabetes, além da boa alimentação e prática de exercício físico: o glicosímetro, um aparelho manual utilizado para determinar os níveis de glicemia.



Pensando no bem estar de seus clientes, a Unimed sul Capixaba disponibiliza oficinas que orientam sobre cuidados importantes para evitar problemas de saúde causados pela falta de controle da diabetes.



Uma dessas oficinas, ministrada na manhã de terça-feira(dia 15) ensinou sobre o uso correto do glicosímetro. A oficina é coordenada pelo Núcleo de Promoção de Saúde. Mais 70 pessoas serão atendidas na oficina do dia 17, das 8 às 10 horas, e das 16 às 18 horas.



Veja algumas dicas sobre quando e como usar o glicosímetro:

HORÁRIOS IDEAIS PARA MEDIDA
Para quem tem diabetes tipo 2 (não insulino dependente):
a) No mínimo 2 vezes por semana antes do café da manhã e antes do jantar.
b) Em situações de estresse, infecções ou descontrole do diabetes, diariamente, antes do café da manhã, do almoço, do jantar e de deitar-se.
Nos períodos de ajuste de doses de medicação oral ou principalmente insulina, pode-se necessitar de medidas duas horas após as principais refeições: café, almoço e jantar.

 MEDIDAS  DE  GLICEMIA EM CASA OU TRABALHO
Podem ser feitas facilmente por qualquer pessoa com uso do glicosímetro.  Os resultados são quase iguais aos obtidos em laboratório, desde que a técnica de medida e a calibração do aparelho esteja correta.

VALIDADE DAS FITAS
Atente para o prazo de validade das fitas. (Leia a bula do fabricante).
Para conseguir uma boa gota de sangue, lave as mãos com água norma, seque  com uma toalha limpa e pique o dedo com um lancetor existente nas lojas especializadas. Tentar puncionar o lado do dedo, que é menos sensível que a ponta dos dedos. Não use álcool para limpeza do dedo antes da punção, ou se for usá-lo seque antes de obter a gota, se não for feito isso o resultado será alterado.

HORÁRIOS IDEAIS PARA AS MEDIDAS DE GLICEMIA
Quando estiver usando insulinas de ação intermediária, como exemplo: NPH, o melhor horário para medir o seu efeito é no pico de ação de 8 a  12 horas após a aplicação de insulina.

Quando  você estiver usando Insulinas de ação rápida, R ou regular, análogos rápidos (Humalog/Novorapid) o melhor horário para medir o seu efeito é de 1 ½ a 2 horas após a aplicação de insulina.

Os pacientes com diabetes tipo 1 bem controlados podem dosar sua glicemia 2 a 3 vezes por semana m horários antes das refeições em alguns dias e após as  refeições em outros dias.

Em pacientes diabéticos instáveis, grávidas ou com infecção ou stress grave, essas medidas devem ser diarias no minimo tres vezes ao dia, se possivel antes das refeicoes e apos  ( 2 horas) delas alem de ao deitar.

Fonte : www.walterminicucci.com.br

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chocolate causa acne?


A acne é uma doença da pele freqüente na adolescência, quando os hormônios sexuais são excessivos, ocasionando um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, aumentando a secreção de sebo, e faz vítimas de todas as idades, com incidência maior dos 14 aos 17 anos nas mulheres, e dos 16 aos 19 anos nos homens.

Apresenta graus variáveis e seu quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:
Grau I: presença apenas de cravos, Grau II: presença de cravos, espinhas e lesões inflamadas, Grau III: sintomas dos graus I e II, com lesões mais inflamadas e profundas e Grau IV: grandes lesões e muita inflamação.

O suor do corpo pode irritar a pele e causar acne. É importante cuidar da sua pele depois de atividades que provoquem suor excessivo. Tome banho, use um sabonete recomendado pelo médico e troque de roupa.

A limpeza é importante porque o excesso de sebo e o acúmulo de células mortas obstruem os poros, o que por sua vez provoca o aparecimento de espinhas. O tratamento pode ser realizado com medicações de uso local, para controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.

Medicamentos via oral, como os antibióticos,  também são indicados para controle da infecção. Lembramos que todo tratamento deve ser orientado por um médico dermatologista.


A boa alimentação, rica em verduras e legumes, e pobre em gordura, é fundamental para a manutenção ou reconquista de uma pele saudável e bonita. E lembre-se: o uso do protetor solar deve ser diária.

SAIBA MAIS SOBRE A ACNE

Qual é a causa da acne?
Acne é geralmente causada por excesso de óleo em desenvolvimento sobre a pele. Quando a pele está sobrecarregada com o óleo, não tem outra escolha senão começar a formar “lesões”, que acabam sendo preenchidas com pus.

Estas são geralmente de uma cor avermelhada e podem ter uma cabeça branca e cabeça preta. A melhor maneira de acabar com ela é encontrar um tratamento eficaz da acne.

Alimentos gordurosos causam acne?
Alguns alimentos como o chocolate, gorduras animais e castanhas oleaginosas podem influenciar no curso da acne, agravando seus sintomas.

Por que alguns medicamentos contra acne aparentemente não funcionam?
Porque  as pessoas têm diferentes atributos genéticos. Portanto, isso tem de ser levado em consideração quando pesquisa a criação de um tratamento de acne.

Há muitos produtos da acne disponíveis, mas apenas os melhores produtos, se possível manipulados de acordo com as características de sua pele, garantirão o do tratamento.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Hábitos simples melhoram o funcionamento do intestino

Suco de melancia sem água e com o caroço faz bem para o intestino.


Especialistas dizem que a constipação intestinal ou prisão de ventre, que acomete pessoas de todas as idades, é um problema causado por vários fatores, desde clínicos até emocionais.

A causa mais comum da constipação intestinal crônica é a baixa ingestão de fibras, que são encontradas principalmente em frutas, verduras e grãos. Assim, a dieta adequada  e a ingestão de líquidos têm papel fundamental para o bom funcionamento do intestino. 

O sedentarismo por outro lado, tem papel negativo na hora de garantir o bom funcionamento do intestino. Foi observado em pessoas que estavam impossibilitadas de se movimentar, ou tinham hábitos sedentários, que havia um aumento expressivo de casos de constipação.

Alguns medicamentos também podem ter como efeito colateral a constipação, a exemplo de alguns antiácidos e antidepressivos. Para a surpresa de muitos, o próprio laxante, que com o seu uso contínuo (e sem supervisão qualificada) acaba "viciando" o intestino, e prejudicando sua movimentação levando á necessidade de aumentar a dose até o ponto em que ela não fará mais efeito. O uso indiscriminado de laxantes trás ainda diversos outros males para a saúde.

Para prevenir a prisão de ventre você pode adotar medidas simples e fáceis de adaptar ao seu dia a dia, como: 

Aumente a ingestão de frutas: Principalmente as que se podem ser consumidas com casca e o bagaço têm um efeito bastante benéfico ao nosso intestino. Verduras, cereais integrais e derivados (farelo de trigo, aveia e pães integrais), sementes oleaginosas (linhaça,castanhas,gergelim,amêndoas) e as hortaliças em geral (todos os tipos de folhas verdes) também ajudam a regular o intestino.

Beba bastante líquido: Água e sucos naturais batidos com a semente lubrificam o intestino. Um bom exemplo é o suco de melancia, sem água e sem açúcar batido com sementes.

Consuma iogurte: O iogurte é extremamente benéfico para o intestino e deve ser ingerido diariamente (exceto em pacientes com intolerância severa a lactose ou alergia a proteína do leite)

ATENÇÃO:
Cuidado com os esses alimentos: Evite bebidas alcoólicas, chocolate, café, chá preto e outros alimentos considerados constipantes ou que aumentem a produção excessivas de gases (principalmente os ricos em enxofre).

Em alguns casos, o leite também pode ter ação constipante, mas a avaliação deve ser feita por um profissional capacitado, que efetuará uma investigação criteriosa caso a caso .  

Não utilize laxantes por conta própria: Se você não consegue evacuar sem o uso desses medicamentos, consulte um médico. O uso prolongado pode trazer problemas à saúde e piorar a constipação.