terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Oficina orienta sobre uso do glicosímetro



Quem é diabético já pode contar com um aliado importante no controle de diabetes, além da boa alimentação e prática de exercício físico: o glicosímetro, um aparelho manual utilizado para determinar os níveis de glicemia.



Pensando no bem estar de seus clientes, a Unimed sul Capixaba disponibiliza oficinas que orientam sobre cuidados importantes para evitar problemas de saúde causados pela falta de controle da diabetes.



Uma dessas oficinas, ministrada na manhã de terça-feira(dia 15) ensinou sobre o uso correto do glicosímetro. A oficina é coordenada pelo Núcleo de Promoção de Saúde. Mais 70 pessoas serão atendidas na oficina do dia 17, das 8 às 10 horas, e das 16 às 18 horas.



Veja algumas dicas sobre quando e como usar o glicosímetro:

HORÁRIOS IDEAIS PARA MEDIDA
Para quem tem diabetes tipo 2 (não insulino dependente):
a) No mínimo 2 vezes por semana antes do café da manhã e antes do jantar.
b) Em situações de estresse, infecções ou descontrole do diabetes, diariamente, antes do café da manhã, do almoço, do jantar e de deitar-se.
Nos períodos de ajuste de doses de medicação oral ou principalmente insulina, pode-se necessitar de medidas duas horas após as principais refeições: café, almoço e jantar.

 MEDIDAS  DE  GLICEMIA EM CASA OU TRABALHO
Podem ser feitas facilmente por qualquer pessoa com uso do glicosímetro.  Os resultados são quase iguais aos obtidos em laboratório, desde que a técnica de medida e a calibração do aparelho esteja correta.

VALIDADE DAS FITAS
Atente para o prazo de validade das fitas. (Leia a bula do fabricante).
Para conseguir uma boa gota de sangue, lave as mãos com água norma, seque  com uma toalha limpa e pique o dedo com um lancetor existente nas lojas especializadas. Tentar puncionar o lado do dedo, que é menos sensível que a ponta dos dedos. Não use álcool para limpeza do dedo antes da punção, ou se for usá-lo seque antes de obter a gota, se não for feito isso o resultado será alterado.

HORÁRIOS IDEAIS PARA AS MEDIDAS DE GLICEMIA
Quando estiver usando insulinas de ação intermediária, como exemplo: NPH, o melhor horário para medir o seu efeito é no pico de ação de 8 a  12 horas após a aplicação de insulina.

Quando  você estiver usando Insulinas de ação rápida, R ou regular, análogos rápidos (Humalog/Novorapid) o melhor horário para medir o seu efeito é de 1 ½ a 2 horas após a aplicação de insulina.

Os pacientes com diabetes tipo 1 bem controlados podem dosar sua glicemia 2 a 3 vezes por semana m horários antes das refeições em alguns dias e após as  refeições em outros dias.

Em pacientes diabéticos instáveis, grávidas ou com infecção ou stress grave, essas medidas devem ser diarias no minimo tres vezes ao dia, se possivel antes das refeicoes e apos  ( 2 horas) delas alem de ao deitar.

Fonte : www.walterminicucci.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário