Alternar o tipo de pão pode evitar que seu filho enjoe dos lanches preparados e corra para a cantina da escola. Ofereça pão de forma comum ou integral, pão sírio, bisnaga, pão de leite, torradas e bolos simples, feitos em casa.
As férias chegam ao fim e um novo ano letivo se inicia. Hora de prestar atenção no que as crianças vão levar na lancheira para o colégio. Algumas instituições de ensino já possuem "cantinas saudáveis", onde as guloseimas pouco nutritivas, como frituras, biscoito recheado e refrigerantes não são vendidas.
A alimentação correta na escola começa com o exemplo que os filhos veem
A nutricionista clínica Fernanda Bastos diz que um bom programa em família é os pais levarem as crianças às feiras livres e estimularem o planejamento da lista de compras com alimentos saudáveis e mais naturais.
Uma vez por semana os pais podem liberar um docinho ou lanche na dieta dos pequenos. Segundo a nutricionista Ana Carolina Freitas, as crianças não devem ser privadas de ingerirem nenhum tipo de alimento após a fase pré-escolar, porque já possuem nesta idade um paladar que é capaz de distinguir suas preferências.
"O ideal é fazer o consumo de alimentos com 'calorias vazias', como balas, doces e afins somente em dias isolados e não fazer dos mesmos uma rotina, até porque o convívio com outras crianças na escola fará com que elas sejam apresentadas a este tipo de alimento", afirma.
Procure colocar uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos, barrinhas de cereais), uma de proteína (leite e derivados, frios) e outra de vitaminas e minerais (frutas e suco de frutas). "O último e importante passo é verificar a quantidade consumida e a preferência deles ao chegar da escola, fazendo dessa tarefa uma atividade prazerosa e saudável", ressalta Mirian.
Matéria completa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário