terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os perigos da desidratação para atletas

Corrida de São Pedro 2010.


Se você é adepto das corridas e caminhadas em ritmo acelerado, saiba que correr no calor pode levar rapidamente à desidratação, que está no topo do ranking dos piores inimigos dos atletas.

Isso porque a desidratação prejudica sua performance e diminui sua capacidade de recobrar-se para o próximo treino. E atenção: continuar correndo quando estiver desidratado pode levar à exaustão pelo calor e até à morte.

Caso você esteja correndo em temperaturas acima de 21 graus, ou 15 graus se a umidade for alta, manter-se apropriadamente hidratado pode ser um desafio. Você precisa de uma estratégia eficiente para prevenir a desidratação e minimizar os efeitos acumulativos de correr no calor.

Antes dos treinamentos e corridas, concentre-se em ingerir líquido em quantidade que promova a completa hidratação. Não espere ter sede nem beba dois litros de água de uma só vez porque a absorção pelo organismo não é imediata.

A recomendação é que seja ingerida  em torno de meio litro de água aproximadamente duas horas antes do exercício. A quantidade vai variar de acordo com o calor e a a distância percorrida. A quantidade máxima que você deve beber é aquela que pode ser esvaziada do seu estômago.

Estudos têm mostrado que a maioria dos estômagos dos corredores somente pode esvaziar em torno de 170-200 gramas de fluidos a cada 15 minutos durante a corrida. Caso você beba mais do que isso, o fluido extra apenas ficará pulando no seu estômago e não dará qualquer benefício adicional.

Pese-se antes e depois de correr, calcule o quanto perdeu, e então beba água com o objetivo de voltar ao peso normal. Seu sangue e outros fluidos ajudarão a remover os produtos residuais e levar nutrientes aos tecidos para reparo. Repor os fluidos perdidos o mais cedo possível depois de correr acelerará sua recuperação.

Produtos com cafeína(chás, café, refrigerantes de coca) e bebidas alcoólica não devem ser ingeridas antes do exercício porque a cafeína é um diurético e o deixa mais desidratado do que antes.

De forma similar, cerveja e outras bebidas alcoólicas podem acalmar seus nervos, porém são contraprodutivas para a hidratação. Caso você tome bebidas com cafeína ou álcool, beba mais água para equilibrar o efeito desidratante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário