quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Andar ou correr?



Andar é mais fácil que correr, principalmente se você está iniciando a prática de atividades físicas, porque a corrida exige um deslocamento maior do corpo, maior condicionamento físico e maior coordenação motora.

Correr é mais difícil, mas para os que buscam queimar aquelas gordurinhas indesejáveis, e passaram por avaliação médica autorizando a prática, vale a pena correr ou andar num ritmo mais rápido(as articulações são menos expostas nas caminhadas rápidas).  Em meia hora de exercícios são queimadas em média 300 calorias. Se o mesmo tempo for gasto em caminhadas, serão gastas apenas 150 calorias.

Se o objetivo for ficar sarado e com músculos bem definidos, a corrida é a atividade mais completa, que proporciona melhores resultados. E de quebra ainda fortalece o coração e melhora a respiração.

Caminhar em ritmo acelerado durante meia hora, todos os dias, reduz em 35% a chance de infarto do miocárdio, apontam pesquisadores e educadores físicos.

Mas não se esqueça: em todas as atividades, use tênis adequados para evitar lesões e agravamento de problemas preexistentes ou o surgimento de novos problemasa provocado pelo uso de calçado inadequado.

A ONG Caminhadas e Trilhas, que tem o apoio da Unimed Sul Capixaba,
promove caminhadas em  locais de rara beleza do ES. A última foi a
VI  Caminhada Litorânea, em Marataízes. Mais de 400 pessoas participaram.


Lembre-se: para correr é preciso dar o primeiro passo. Depois de algum tempo de caminhadas, você já está com condicionamento físico para correr e participar de competições esportivas ou eventos de lazer. Escolha o que é melhor para você e pé na estrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário