quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Melhore sua qualidade de vida

 

Atitudes simples e saudáveis, se realizadas com regularidade, podem mudar para sempre a sua qualidade de vida. Da mesma forma, maus hábitos comprometem sua saúde.Por isso, para viver bem, observe cuidados básicos que fazem toda a diferença:


. Respirar mais profundamente:  o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente durante alguns minutos do dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.

. Dar folga ao estômago: Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Coma para alimentar-se. Devagar e sempre! Evite passar longos períodos sem se alimentar!

. Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária: Não deixar para amanhã a melhora que pode produzir e estabelecer hoje. A qualidade de vida é uma planta que a gente tem que regar todo o dia.

. Comer menos carne: A carne vem com hormônios, conservantes e toxinas que tornam a refeição pouco saudável. Por seu lado, a carne de peixe pode acumular, com a poluição, metais pesados despejados nos rios. Diminua o consumo de carne. Se quiser proteínas animais,  dê preferência ao leite, queijo e ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana. Mas se não abre mão das carnes, prefira as brancas.

. Restringir o uso de automóveis: Carro particular causa poluição ambiental e priva seu organismo do necessário exercício físico. Use-o só quando necessário. Se ele não for indispensável, dê preferência ao ônibus e, em distâncias menores, à bicicleta.

.  Trocar o café por chás naturais: A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa.

. Deixar o cigarro completamente: Além do tabaco, o cigarro possue mais de 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios plumões e o dos outros.

. Restringir as frituras: Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isso seja apenas uma excessão, e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol.

. Comer alimentos naturais da estação: Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira as frutas e verduras da época.

. Fazer exercícios físicos diariamente: caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de yoga, jogue volei, futubol, basquete,tênis ou tênis de mesa. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão. Mesmo que o exercício físico dure apenas 30 minutos, já é um grande aliado de sua saúde.

. Restringir a televisão: Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói, também, a vida intelectual, cultural e social das pessoas.

. Não exagerar com o computador: Os computadores emitem baixos níveis de radiação que podem causar dor de cabeça e outros sintomas à pessoas que fiquem muitas horas por dia diantes deles.  Faça uma pausa a cada hora de trabalho.

. Fazer passeios pela natureza: Ninguém pode amar e defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a ouvir a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.

. Evite bebidas fortes: Bebidas alcoólicas são em geral uma violência contra o organismo humano. Se não abrir mãos das bebidas, beba com muiiiita moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário