segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Capacete tem data de validade



 
Numa época em que o número de motos nas vias de todo o país cresce assustadoramente, é bom lembrar que o uso do capacete correto  pode garantir uma pilotagem mais segura.  E para os especialistas, o capacete  adequado é o que fica justo e um pouco apertado nas bochechas. Para comprar o acessório correto,  é recomendado que você experimente a peça, que não deve ficar folgada nem desconfortável.

É bom lembrar que o uso de adesivos refletivos nas laterais e na parte traseira dos capacetes é obrigatório. É proibido o uso de películas escurecidas nas viseiras. O “coquinho”, que não protege toda a cabeça, também é proibido.

Os fabricantes recomendam a troca a cada quatro anos ou após impactos fortes porque a peça vai ficando folgada, não oferecendo a segurança necessária ao motociclista em caso de acidente. Há quem discorde do prazo de validade, avaliando que a troca só se justifica se houver avarias provocadas por pancadas, que comprometem a estrutura da peça.

Mas com uma coisa todos concordam: usar o capacete é uma prova de responsabilidade e amor à vida.


RÁPIDAS:

Porque capacete é importante?
Porque ele protege a calota craniana contra impactos em caso de acidente.

Do que os capacetes são feitos?
Os capacetes são feitos de plástico de alta resistência, chamado de ABS. Os mais caros possuem uma camada de fibra de carbono, para absorver melhor os impactos.

Existe algum tipo que é proibido?
A resolução 203/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito proíbe o uso de capacetes do tipo “coquinho”. Ele não protege toda a cabeça e pode sair facilmente.

Há alguma exigência para o uso do capacete?
Esta mesma resolução proíbe que a viseira tenha películas escurecidas. Na ausência da peça, o uso de óculos de proteção é obrigatório. Além disso, é obrigatório usar adesivos reflexivos nas laterais e na parte traseira do capacete.


Fonte: Associação Brasileira de Motociclistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário