Próximo da volta às aulas, a atenção deve ser redobrado quanto ao peso da mochila que as crianças carregam para a escola.
Além dos cadernos, livros, canetas, alguns estudantes insistem em levar mais do que o professor pede e sobrecarregam a coluna com tanto peso.
Em outros casos o material a ser usado na aula realmente parece exagerado. De uma forma ou de outra,os pais devem ficar atentos sobre o que os filhos estão levando na mochila.
Fisioterapeutas alertam que o excesso de peso nos discos intervertebrais reduz o espaço entre as vértebras e comprime as raízes nervosas, o que pode contribuir para o aparecimento da hérnia de disco.
Alertam também que a mochila deve ser carregada nas costas, distribuída nos dois ombros, e nunca de um lado só do corpo. As de rodinha precisam ter puxadores adequados à altura da criança. Ao puxar a mochila de rodinha, é importante alternar o braço, para evitar o risco de escoliose e outros prejuízos à coluna.
Mochilas com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo, e alças acolchoadas, ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros. É bom evitar aquelas com muitos detalhes - como bolsos e enfeites - porque eles aumentam o peso final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário