Esclareça suas dúvidas sobre a ingestão de líquidos. As frutas são importantes e algumas, como a melancia, possuem 90% de água em sua composição.
O que acontece se tomar pouca água?
Pode surgir dor de cabeça, prisão de ventre, dificuldade na digestão (pela diluição do suco gástrico), dores musculares e nas articulações
O que acontece se beber muita água?
A ingestão de água em excesso pode prejudicar o aparelho urinário, pois sobrecarrega os rins e leva ao aumento da eliminação de sais minerais como sódio e potássio, desequilibrando o funcionamento do organismo. Além disso, o excesso de líquidos também dilata o estômago, podendo aumentar a quantidade de comida ingerida. Há ressecamento de pele, olhos e cabelo. Em casos mais severos, pode acontecer também cansaço, sonolência e dificuldade de concentração.
Cerveja ajuda a hidratar?
O álcool não entra na conta da reposição de líquidos. Pelo contrário, pois ele “rouba” água do organismo, causando a famosa ressaca.
Como saber quanto de água você precisa?
Consulte um nutricionista, que vai avaliar seu estilo de vida, sua composição corporal e sua alimentação, para calcular quanto seu organismo gasta, quanto repõe com alimentos e quanto deve ser completado com água.
E as crianças?
Bebês até seis meses mantêm-se hidratados com o leite materno. Até o final da infância, a necessidade varia e pode chegar a um litro de água. Por isso é importante oferecer líquidos às crianças porque elas dificilmente deixam qualquer brincadeira para beber água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário