segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Capacete tem data de validade



 
Numa época em que o número de motos nas vias de todo o país cresce assustadoramente, é bom lembrar que o uso do capacete correto  pode garantir uma pilotagem mais segura.  E para os especialistas, o capacete  adequado é o que fica justo e um pouco apertado nas bochechas. Para comprar o acessório correto,  é recomendado que você experimente a peça, que não deve ficar folgada nem desconfortável.

É bom lembrar que o uso de adesivos refletivos nas laterais e na parte traseira dos capacetes é obrigatório. É proibido o uso de películas escurecidas nas viseiras. O “coquinho”, que não protege toda a cabeça, também é proibido.

Os fabricantes recomendam a troca a cada quatro anos ou após impactos fortes porque a peça vai ficando folgada, não oferecendo a segurança necessária ao motociclista em caso de acidente. Há quem discorde do prazo de validade, avaliando que a troca só se justifica se houver avarias provocadas por pancadas, que comprometem a estrutura da peça.

Mas com uma coisa todos concordam: usar o capacete é uma prova de responsabilidade e amor à vida.


RÁPIDAS:

Porque capacete é importante?
Porque ele protege a calota craniana contra impactos em caso de acidente.

Do que os capacetes são feitos?
Os capacetes são feitos de plástico de alta resistência, chamado de ABS. Os mais caros possuem uma camada de fibra de carbono, para absorver melhor os impactos.

Existe algum tipo que é proibido?
A resolução 203/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito proíbe o uso de capacetes do tipo “coquinho”. Ele não protege toda a cabeça e pode sair facilmente.

Há alguma exigência para o uso do capacete?
Esta mesma resolução proíbe que a viseira tenha películas escurecidas. Na ausência da peça, o uso de óculos de proteção é obrigatório. Além disso, é obrigatório usar adesivos reflexivos nas laterais e na parte traseira do capacete.


Fonte: Associação Brasileira de Motociclistas

Fim das férias, hora de cuidar da pele


O verão termina oficialmente dia 20 de março, mas para quem tirou férias em janeiro, fevereiro é hora de retomar a rotina, até mesmo porque é tempo de volta às aulas. Praia só aos finais de semana, e olhe lá.

É hora então de avaliar os estragos que o sol fez na pele e começar a cuidar da aparência ou de problemas mais graves como manchas e micoses.  As manchas podem indicar vários problemas de pele, desde exposição ao sol exagerada, passando por micoses, alergias, até câncer de pele. É interessante a avaliação de um dermatologista quando surge uma mancha, alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia(SBD).

Se você não tem nenhum desses problemas, os cuidados são mais simples e podem ser feitos em casa tranquilamente. São três ações básicas e que não vão tomar muito do seu tempo: hidratação, limpeza e proteção.

Sete passos são fundamentais para suavizar tais marcas e proporcionar uma cor uniforme e proporcionar aspecto saudável à pele:

1º. Passo - Higienização Facial:
Dê preferência a sabonetes mais suaves e líquidos e específicos para o rosto.

2º. Passo - Esfoliação Facial: O mais indicado são os peelings suaves e com ativos que possuem propriedades suavizantes e de clareamento como, por exemplo, argila verde e quartzo.

3º. Passo - Tonificação Facial: Para repor os líquidos essenciais à pele, aplicar uma loção à base de extrato de arroz, ácido glicirrético e isoflavonas que, juntos, devolvem a luminosidade da pele, hidratam e acalmam a pele.

4º. Passo - Hidratação Intensa:
Abuse dos hidratantes, mas escolha um adequado a seu tipo de pele.  Durante o dia usar um hidratante facial com propriedade calmante, revitalizante, clareadora, remineralizante e com fator de proteção solar. Pelo fato da pele estar extremamente desidratada em decorrência da exposição excessiva ao sol, é recomendado ainda o uso de hidrante diurno com fator de proteção solar (FPS). Filtro solar, inclusive labial,  deve ser usado diariamente.
 
5º. Passo - Faça uma limpeza de pele a cada 30 dias, seguida de uma hidratação nutritivo-facial.

6º. Passo - Cuidado com a alimentação! A beleza de sua pele é reflexo do que você come. Abuse de frutas e legumes e evite alimentos gordurosos.

7º. Passo - Não esqueça de beber muita água. Ela é fundamental para a saúde e para a beleza.

Fonte: sortimentos.com
          blogdasaude.com
          revistavirp.com.br  

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Rir faz bem


Quantas vezes essa semana você já soltou uma sonora e gostosa gargalhada? 



Se anda economizando nas gaitadas, como diriam os nordestinos, saiba que uma boa risada libera substâncias em nosso sistema nervoso central que fazem bem para a saúde. Entre elas a endorfina, responsável pela sensação de bem estar.

Ao dar uma gargalhada, os músculos da respiração se contraem e relaxam com rapidez, aumentando a capacidade de ar nos pulmões e a quantidade de oxigênio no sangue. Também se movimentam os músculos da face, dos braços e do tórax.

Essa agitação do corpo estimula o funcionamento de órgãos vitais, como coração, estômago e fígado. Para a medicina esportiva, o efeito de uma boa gargalhada é semelhante ao da corrida estacionária (na esteira) e pode ajudar na manutenção da boa forma física e mental.

Após a risada, a musculatura do corpo relaxa e até ocorre uma pequena queda na pressão arterial. No mais, acontecem delicadas mudanças no organismo, como o aumento da produção de hormônio cortisol e das endorfinas.

Em muitos hospitais, a presença dos Médicos da Alegria tem contribuído de forma significativa para a melhora dos pacientes.


Às 4as e 6as os Médicos da Alegria estão no
 Hospital Unimed Sul Capixaba  . Vejam as fotos: http://migre.me/3Lwgz






Veja algumas dicas para rir sem moderação:

- Tente fazer leituras divertidas pelo menos uma vez ao dia.
- Anote as melhores piadas que ouvir e conte-as para os amigos.
- Em situações estressantes, esfrie a cabeça rindo de si mesmo.
- Procure a companhia de pessoas divertidas, sempre que possível.
- Aproxime-se de crianças: elas dizem e fazem coisas engraçadas.


Fonte: Revista Dieta Já

Os perigos da mistura de medicamentos

Embora haja campanhas freqüentes que condenam a automedicação, a prática ainda faz parte da vida de muitas pessoas, que ignoram os riscos que correm e desconhecem a informação de que um remédio pode anular ou diminuir os efeitos de outro.

O captopril, por exemplo, recomendado para aliviar a pressão alta, é um dos remédios mais vendidos no Brasil. É comum a sua associação com aspirina, usada pelas pessoas para prevenir ataques cardíacos. "O ácido acetilsalicílico, ou seja, a aspirina, pode interferir nas ações dos inibidores da ECA (enzima conversora de angiotensina), como o captopril, comprometendo o tratamento da hipertensão", lembra Antônio José Lapa, chefe do Departamento de Farmacologia da Unifesp.

Lapa diz que quem toma inibidores da ECA não deve evitar a aspirina,  principalmente se ela foi prescrita pelo médico, mas deve manter a pressão sanguínea bem monitorizada.

Muitas pessoas com pressão arterial elevada também sofrem de artrite. A combinação de alguns medicamentos que exigem receita médica para o primeiro problema e o excesso de remédios que não exigem receita médica para o segundo pode interferir na ação da medicação para pressão sanguínea.

Por exemplo, quem toma beta-bloqueadores como propanolol e atenolol deve consultar o médico antes de ingerir antiinflamatórios não-esteroidais (NSAIDs), como ibuprofeno e naproxeno.

Os ingredientes ativos de muitos antiácidos podem reduzir a absorção de alguns antibióticos - tetraciclinas e ciprofloxaxinas. Em alguns casos, eles podem quase anular os efeitos do antibiótico e impedir a cura de infecções mais severas. Os pacientes devem perguntar ao médico se podem tomar os medicamentos associados.
Fonte: Uol

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Andar ou correr?



Andar é mais fácil que correr, principalmente se você está iniciando a prática de atividades físicas, porque a corrida exige um deslocamento maior do corpo, maior condicionamento físico e maior coordenação motora.

Correr é mais difícil, mas para os que buscam queimar aquelas gordurinhas indesejáveis, e passaram por avaliação médica autorizando a prática, vale a pena correr ou andar num ritmo mais rápido(as articulações são menos expostas nas caminhadas rápidas).  Em meia hora de exercícios são queimadas em média 300 calorias. Se o mesmo tempo for gasto em caminhadas, serão gastas apenas 150 calorias.

Se o objetivo for ficar sarado e com músculos bem definidos, a corrida é a atividade mais completa, que proporciona melhores resultados. E de quebra ainda fortalece o coração e melhora a respiração.

Caminhar em ritmo acelerado durante meia hora, todos os dias, reduz em 35% a chance de infarto do miocárdio, apontam pesquisadores e educadores físicos.

Mas não se esqueça: em todas as atividades, use tênis adequados para evitar lesões e agravamento de problemas preexistentes ou o surgimento de novos problemasa provocado pelo uso de calçado inadequado.

A ONG Caminhadas e Trilhas, que tem o apoio da Unimed Sul Capixaba,
promove caminhadas em  locais de rara beleza do ES. A última foi a
VI  Caminhada Litorânea, em Marataízes. Mais de 400 pessoas participaram.


Lembre-se: para correr é preciso dar o primeiro passo. Depois de algum tempo de caminhadas, você já está com condicionamento físico para correr e participar de competições esportivas ou eventos de lazer. Escolha o que é melhor para você e pé na estrada.



Salada: antes ou junto do prato principal?


A salada deve ser consumida antes do prato principal, e nunca ao mesmo tempo porque um das funções da salada e suas fibras é dar a sensação de saciedade, a fim de que possamos diminuir a quantidade calórica durante a refeição.
Quando consumimos  primeiro a salada, nosso estômago fica um pouco mais cheio, sobrando menos espaço para o resto da refeição. Como o nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que estamos saciados, quando acabamos de comer as saladas essa mensagem já foi assimilada.
Ao realizar uma refeição completa, seja ela salada + prato principal ou salada completa, seu corpo não vai ter necessidade de beliscar durante a tarde/noite, e você vai conseguir se segurar até a próxima refeição, seja ela o lanche da tarde ou da noite.

Lembre-se que é importante não “pular” nenhuma refeição. Para uma vida saudável, você deve alimentar-se de três em três horas.

Fonte: http://www.uol.com.br/

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Salada e corpo perfeito. Tudo a ver?




Se você gosta muito de salada, principalmente no verão, e faz questão de consumí-la para emagrecer, fique atento. Dependendo do molho e do que come junto com ela, você torna-a calórica.

Incrementá-la com  maionese, batata palha, azeitonas, presunto, queijo parmesão, bacon, muçarela(entre outros acompanhamentos igualmente apetitosos) torna ineficaz qualquer tentativa de emagrecimento.

Vale uma palavra especial sobre o azeite,  apreciadíssimo por alguns e famoso por ajudar a aumentar o colesterol bom (HDL) do organismo. Quem abusa dele nas saladas pode ver o peso aumentado.
O ideal é usar uma colher de chá de azeite em um prato de saladas.

Na salada preparada para toda a família aumente essa quantidade de forma proporcional. E para um ou mais pratos, além do azeite incremente o molho com limão, vinagre, shoyo, laranja, entre outros.



 
Com isso você se manterá mais leve e saudável, com o consumo de fibras, vitaminas e minerais necessários para uma boa saúde. Sem falar que o seu intestino vai funcionar bem.


A regra do "quanto mais colorido melhor" está valendo também na hora de escolher os itens que irão compor sua salada. Dependendo de suas escolhas, ela valerá por uma refeição. E o melhor: repleta de vitaminas e elementos importantíssimos ao corpo, já que os ingredientes costumam ser crus, o que mantém as  propriedades nutricionais.

Fotos: Kamila Jubini

Fonte: http://www.uol.com.br/

Pés também merecem cuidados especiais



Pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com um laboratório, descobriu que 52% dos brasileiros reclamam da saúde ou da beleza dos próprios pés, mas não procuram eliminar os incômodos.

Por isso, exibir os pés no verão com a tranqüilidade de que estão bonitos e bem tratados  requer alguns cuidados. Entre eles esfoliações, hidratações, massagens e tratamentos que amenizam problemas como calos, inchaços e transpiração excessiva.


A Unimed Sul Capixaba oferece oficinas sobre cuidados com os pés
para diabéticos e realiza outros eventos de apoio para seus clientes



Veja cuidados básicos:
- Faça uma limpeza básica em seus pés diariamente.
- Ao lavar os pés com água e sabão, não se esqueça de secá-lo bem, inclusive entre os dedos, evitando assim, o aparecimento de fungos, frieiras, micoses e “chulé”.
- Corte as unhas sempre no sentido reto, não arredonde os cantos para evitar unhas encravadas.
- O uso de talco é importante para mantê-lo seco, porém, não abuse da quantidade, pois ele poderá causar o ressecamento dos pés.
- Utilize calçados confortáveis, de preferência de bico arredondado, e os adapte com uma palmilha para conforto, evitando assim o atrito e prevenindo o aparecimento de calos, bolhas e joanetes.
- Como já é de conhecimento de todos, fungos adoram calor e umidade, sendo assim, calçados são o ambiente perfeito para eles. Mantenha-os limpos e secos. Para isso conte com o auxílio de spray e talcos específicos e também, alterne a cada dia, o calçado utilizado.
- Compre sapatos no fim do dia, quando os pés aumentam de volume e estão mais sensíveis, o que permite a você identificar o modelo ideal.

ESCALDA-PÉS
E agora uma dica para um escalda-pés, que dá conforto e pés inchados e doloridos.

- Em uma bacia com água morna coloque algumas bolinhas de gude. Acrescente uma colher (sopa) de sal grosso e duas gotas de óleo essencial, que refrescam e têm ação bactericida. Entre os indicados estão os óleos de lemongrass, lavanda e eucalipto.
- Deslize os pés sobre as bolinhas, massageando toda a sua extensão. Friccione-as entre os dedos. A técnica ajuda a rela-xar e prevenir inchaços nos pés.
- Faça um exercício: agarre as bolinhas dobrando os dedos e solte-as, repetidas vezes. Depois, eleve o dedão e impulsione o resto dos dedos para baixo. Esse exercício é usado em fisioterapia, para estimular a força e a mobilidade nos pés, resultando em firmeza e confiança ao andar.






terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mochilas devem ter no máximo 10% do peso do usuário



Próximo da volta às aulas, a atenção deve ser redobrado quanto ao peso da mochila que as crianças carregam para a escola.

Além dos cadernos, livros, canetas, alguns estudantes insistem em levar mais do que o professor pede e sobrecarregam a coluna com tanto peso.

Em outros casos o material a ser usado na aula realmente parece exagerado. De uma forma ou de outra,os pais devem ficar atentos sobre o que os filhos estão levando na mochila.

Fisioterapeutas alertam que o excesso de peso nos discos intervertebrais reduz o espaço entre as vértebras e comprime as raízes nervosas, o que pode contribuir para o aparecimento da hérnia de disco.


Alertam também que a mochila deve ser carregada nas costas, distribuída nos dois ombros, e nunca de um lado só do corpo. As de rodinha precisam ter puxadores adequados à altura da criança.  Ao puxar a mochila de rodinha, é importante alternar o braço, para evitar o risco de escoliose e outros prejuízos à coluna.

Mochilas com amortecedores para a região dorsal e cinto, para mantê-las bem junto ao corpo, e alças acolchoadas,  ajudam a amortecer a pressão sobre os ombros. É bom evitar aquelas com muitos detalhes - como bolsos e enfeites - porque eles aumentam o peso final.

Fonte: http://www.terra.com.br/

Envelhecer bem é possível



Nos dias atuais é possível envelhecer com mais qualidade de vida do que nos tempos de nossos pais e avós, graças aos avanços da ciência.

Se antigamente as mulheres dedicavam-se unicamente aos trabalhos domésticos e à criação dos filhos, numa maratona estafante e limitada, e os homens trabalhavam de sol a sol para dar conta da criação dos muitos filhos, hoje as coisas mudaram.

A rotina continua estafante para todos, as mulheres assumiram tripla jornada, mas há maior preocupação com a qualidade de vida e a longevidade, embora ainda convivamos com a explosão da obesidade e de doenças provocadas pelo estresse, comum aos dias atuais.

Para ter longevidade são necessários alguns cuidados. Veja se você está fazendo a coisa certa para envelhecer com saúde:


Mantenha o espírito sempre jovem. Se pular ficou difícil,
lembre-se da infância e dê boas risadas




1- Mantenha sempre uma atitude de vida otimista e positiva;

2-Estimule sua mente, mantendo-a sempre ativa;

3-Cultive relacionamentos profundos e saudáveis.Afaste-se das pessoas que lhe fazem mal;

4-Procure combater o estresse;

5-Cuide do seu meio ambiente;

6-Pratique exercícios físicos regularmente;

7-Alimente-se de uma forma saudável;

8-Não fume.Se for beber,  faça-o com muiiita moderação. Uma taça pequena de vinho pode. Pesquisas indicam que faz bem ao coração;

9- Faça check up anual e siga sempre as orientações do seu médico de confiança.



Fonte:queroviverbem.com.br

Hipertensão e qualidade de vida

Essa cartilha pode ser lida no endereço
 http://www.sbh.org.br/geral/cartilha.asp


Horário de verão é propício para uma esticada com os amigos depois do trabalho,  para beliscar alguma coisa antes de ir para casa.

Mas esse hábito, que se repete com mais intensidade no verão,  pode apresentar alguns riscos se a quantidade de sal presente nos petiscos for além da recomendada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o consumo de sal deve ser reduzido em função do aumento do número de mortes e problemas causados pela popularmente doença chamada de pressão alta.

Ao ingerir quantidade diária superior a 1500 mg a vida está em risco porque  o excesso de sal causa doenças no coração, rins e coágulos sanguíneos. A alternativa é usá-lo com muita moderação.


Alimentos processados e comida de restaurantes geralmente são muito “chegadas” no sal, para agradar a todos os paladares. São gostosas, mas pouco recomendadas para os hipertensos. Se você tem que fazer suas refeições fora de casa todos os dias, compense com o consumo de verduras cruas temperadas apenas com azeite e limão.

O hipertenso pode viver com qualidade de vida, desde que tenha alguns cuidados básicos diários. 

Veja alguns cuidados para evitar a hipertensão:

1.       Afira a  pressão pelo menos uma vez por ano.
2.       Pratique atividades físicas todos os dias.
3.       Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
4.       Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
5.       Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
6.       Abandone o cigarro.
7.       Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
8.       Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
9.       Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
10.   Levante-se todos os dias disposto a seguir essa orientações.



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Boa alimentação e cabelos saudáveis

 

O cabelo cresce em torno de 1 a 1,5 cm por mês, mas depende de uma boa alimentação para ser forte, hidratado e saudável. As carnes vermelhas, e os vegetais verdes escuro são fontes de ferro. Frutas e verduras garantem sais minerais e vitaminas. Veja outros alimentos que ajudam a manter a saúde dos cabelos:

Ovos: uma dieta rica em proteína estimula o crescimento do cabelo e evita a queda. O ovo, grande fonte de enxofre, ajuda a manter os folículos pilosos saudáveis.  Os ovos também contêm biotina e vitamina B12, que são nutrientes importantes.

Galinha: Galinha e frango são uma grande fonte de proteína para ajudar a produzir queratina. Galinha também é a fonte mais facilmente absorvida de ferro, que é necessário para ajudar a criar a hemoglobina para transportar oxigênio aos órgãos do corpo e dos tecidos. Isso permite que outros nutrientes sejam mais facilmente retidos pelo folículo piloso, permitindo a boa circulação sanguínea no couro cabeludo.

Outras fontes de proteína e biotina são o rim, queijo com baixo teor de gordura, feijão e algumas frutas e legumes.

Aveia: a aveia contém minerais importantes para o crescimento do cabelo, tais como potássio, fósforo e magnésio e ferro. Parece que a aveia é um superalimento para o cabelo.

Frutas secas e castanhas: são uma grande fonte de vitamina E que aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo. A castanha do Brasil são uma das melhores fontes da natureza de selênio, um mineral importante para a saúde do seu couro cabeludo. As nozes também são uma grande fonte de zinco, bem como os cajus e amêndoas. A deficiência de zinco pode levar à queda de cabelo.

Salmão: Salmão, uma fonte de proteína de qualidade elevada, é carregado com ácidos graxos ômega, vitamina B12 e ferro.

Água: O consumo regular  de água ajuda a transportar os nutrientes necessários para o seu cabelo e ajuda a manter seus cabelos hidratados e fortes vertentes.
Ao alterar sua dieta para incluir os nutrientes adequados (como alimentos ricos em proteínas, ferro, silício e zinco), você vai reduzir a perda e melhorar a aparência dos cabelos.


Exposição ao sol. 19 perguntas para esclarecer suas dúvidas



Para a manutenção da saúde e da beleza, tenha cuidados ao expor-se ao sol.
Tire as suas dúvidas sobre proteção solar. Qual é o jeito certo de usar o protetor e bloqueador solar?  Quais são os mitos e verdades sobre a radiação ultravioleta?
Descubra e desfrute dos benefícios do sol, sem sofrer as conseqüências, entre elas o câncer de pele.



1. Quais características o protetor solar deve ter?
As três principais são: bloquear os raios UVB (que provocam vermelhidão, ardor, descamação, queimadura e câncer de pele) e UVA (responsáveis pelo envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer); apresentar FPS adequado ao tipo de pele e ser formulado com substâncias fotoestáveis, como oxbenzona, octocrileno e etilexiltriazona, que mantêm a eficácia dos filtros por várias horas. Observe também se o produto é resistente à água, ao suor e ao atrito, e se espalha com facilidade.

2. Por que o filtro deve ser usado diariamente?'Ao atingir a pele, a radiação UV desencadeia reações imediatas, como queimaduras, fotoalergias e bronzeamento, e tardias, como envelhecimento cutâneo e mutações genéticas que predispõem ao câncer de pele', diz o dermatologista Roberto Barbosa Lima, do Rio de Janeiro. Segundo dados da Academia Americana de Dermatologia (AAD), a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento cutâneo e por ter triplicado, nos últimos anos, o número de casos de melanoma (câncer de pele).

3. A radiação ultravioleta está presente o tempo todo?
Sim, exceto à noite. O sol emite três tipos de raios ultravioleta: UVC (tóxico, mas que é barrado pela camada de ozônio), UVB (cuja maior incidência se dá entre 10 e 15 horas) e UVA (que representa 95% de toda a radiação UV).

4. Nos dias nublados, há necessidade de usar o filtro?Sim. As medidas de fotoproteção (evitar a exposição ao sol entre 10 e 15 h, usar protetor solar e ficar o máximo de tempo possível na sombra) devem ser seguidas sempre, independentemente do dia estar ensolarado ou nublado. 'As nuvens não conseguem filtrar os raios UV e a chance de queimar a pele no mormaço é igual ou maior do que em um dia de sol. Isso porque, como não sentimos calor, ficamos mais tempo expostos à radiação', diz o dermatologista Luiz Roberto Terzian, consultor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento dos laboratórios Stiefel.

5. Como o protetor deve ser aplicado no dia-a-dia?Se o tempo de exposição ao sol for curto, basta espalhar o creme nas áreas que ficam descobertas (geralmente rosto, pescoço, colo, ombros, braços, mãos e pernas) uma vez ao dia. Para períodos longos (mais de uma hora), o protetor deve ser aplicado no corpo todo, em doses generosas, 30 minutos antes de sair de casa. O produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou imediatamente, se a pessoa ficar muito tempo na água, transpirar demais ou usar a toalha para secar a pele.


6. Qual a quantidade de cosmético que deve ser usada?A farmacêutica bioquímica Alice Moraes, responsável pela linha de proteção solar da Johnson & Johnson, sugere fazer uma concha com uma das mãos e preenchê-la com o produto. Depois, espalhar quatro bolinhas (do tamanho de um grão de feijão cada) no rosto e no pescoço, duas nas mãos e duas nos pés. Passe o que sobrou nas pernas, nos braços e no tronco (cerca de uma colher de chá para cada área).

7. O que significa o número que acompanha o FPS?Ele sinaliza quantas vezes mais a pele vai ficar protegida dos raios UVB, após a aplicação do creme: quem fica vermelha após 10 minutos de exposição ao sol vai demorar cerca de seis vezes mais (60 minutos) se usar um protetor com FPS 6.

8. Como o FPS deve ser escolhido?Segundo o engenheiro químico Ricardo Castro, da Nivea, são indicados FPS de 4 a 15 para pessoas de pele negra ou morena que raramente se queimam, ou que se bronzeiam facilmente; de 15 a 20 para as morenas claras com olhos e cabelos escuros, cuja pele se bronzeia e se queima moderadamente; e 30 ou acima para as de pele clara, com olhos claros ou castanho-claros, cabelos loiros ou ruivos, idosos e crianças, cuja pele se queima facilmente e se bronzeia pouco ou nunca.

9. Por que as pessoas de pele negra podem usar filtros com FPS menores?Esse fato está relacionado com a quantidade maior de melanina na pele, pigmento que dá a cor e que funciona como um filtro solar interno. Enquanto uma pessoa de pele clara pode ficar vermelha após 15 minutos de exposição ao sol, negros e morenos podem demorar até uma hora.

10. O protetor para o corpo pode ser usado no rosto?Não. Produtos para o corpo são mais oleosos e podem obstruir os poros e causar espinhas.


11. No dia-a-dia, a maquiagem e os cremes para rosto e corpo devem ser aplicados antes ou depois do filtro solar?Somente a maquiagem deve vir depois. Nesse caso, passe o filtro, deixe secar (cerca de 5 minutos) e espalhe a base e o corretivo. Já os demais cremes devem ser aplicados cerca de 10 minutos antes do protetor.

12. Se a base ou o hidratante tiverem FPS, o protetor pode ser dispensado?Primeiro, é preciso esclarecer que o FPS indica que o produto protege apenas contra os raios UVB. Depois, deve-se avaliar o tipo de pele, o FPS, o horário e o tempo de exposição ao sol. Uma morena clara, por exemplo, que passa o dia todo no escritório, pode se considerar protegida com uma base e um hidratante corporal com FPS 15.

13. De que forma a radiação UV acelera o envelhecimento?O aparecimento precoce de rugas, manchas e flacidez cutânea está relacionado com a capacidade dos raios UVA de produzir radicais livres em contato com o oxigênio. Além disso, os raios destroem as fibras de colágeno e elastina que dão sustentação à pele. 'Para comprovar a ação do sol, compare a pele dos seios e do abdômen com a das mãos, dos braços e do rosto. Apesar de terem a mesma idade cronológica, as áreas que passam a maior parte do tempo cobertas são muito mais lisas e hidratadas do que as outras', diz a dermatologista Silvia Schmidt, de Florianópolis (SC).

14. É verdade que as lâmpadas emitem raios ultravioleta?Sim, mas isso não é motivo de preocupação, já que o vidro que reveste os filamentos retém os raios UV produzidos. Isso só não ocorre com as lâmpadas revestidas com quartzo, como as usadas em laboratórios e câmaras de bronzeamento artificial', diz a professora de física Emico Okuno, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, autora do livro 'Radiação UV: Características e Efeitos' (Editora Livraria da Física).

15. Os vidros da casa, do carro e do escritório protegem contra a radiação UV?Segundo Emico Okuno, os vidros retêm 100% da radiação UVB e grande parte da UVA, principalmente se tiverem mais de 3 milímetros de espessura.

16. O que é melhor para conter a radiação: roupas escuras ou claras?A regra é simples: quanto mais escura e mais apertada for a trama do tecido, menor é a chance da radiação UV atingir a pele. Já as peças brancas ou em tons pastel apresentam menor poder de absorção e ainda desviam os raios para o rosto, os braços e as pernas. 'Nessas áreas, a radiação vem em dobro, por causa do sol e dos raios que são refletidos pela roupa clara. Isso também acontece quando estamos dentro da água, na areia, no concreto, na neve ou na grama', diz a dermatologista Valéria Campos, de Jundiaí (SP). Somente as roupas ou bonés com FPU (Fator de Proteção Ultravioleta) agem como os filtros solares, pois são feitos com fios tratados pelas mesmas substâncias encontradas nos cosméticos.

17. Qual é a diferença entre protetor e bloqueador solar?O termo bloqueador é usado para os produtos que têm FPS igual ou maior do que 30. 'Mas a proteção nunca é 100%. Enquanto o FPS 15 bloqueia cerca de 92% da radiação, o 30 protege contra 96% e o 60, 98%', diz a farmacêutica bioquímica Alice Moraes.

18.Quem usa protetor corre o risco de ter deficiência de vitamina D, já que o nutriente necessita da radiação UV para ser sintetizado pelo organismo?
Não, pois é mínima a quantidade de sol necessária para sintetizar a vitamina D, importante para o fortalecimento dos ossos. Isso foi comprovado por um estudo feito na cidade de São Paulo com 50 pessoas que usavam protetores e outras 50 que não tomavam os cuidados necessários. 'Quem toma mais sol apresenta doses maiores de vitamina D no sangue, mas aquelas que evitaram a exposição ao sol entre 10 e 15 h e usaram filtro solar apresentaram doses dentro dos padrões de normalidade', diz o dermatologista Marcus Maia, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador da campanha contra o câncer de pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional São Paulo.

19. É possível ficar bronzeada usando o filtro?Sim, pois ainda não existe um produto capaz de conter 100% a radiação. Geralmente, a cor só começa a aparecer por volta do quarto dia -em compensação, vai durar muito mais.


Fonte: globo.com

Hidratação na medida certa




Esclareça suas dúvidas sobre a ingestão de líquidos. As frutas são importantes e algumas, como a melancia, possuem 90% de água em sua composição.




O que acontece se tomar pouca água?
Pode surgir dor de cabeça, prisão de ventre, dificuldade na digestão (pela diluição do suco gástrico), dores musculares e nas articulações

O que acontece se beber muita água?
A ingestão de água em excesso pode prejudicar o aparelho urinário, pois sobrecarrega os rins e leva ao aumento da eliminação de sais minerais como sódio e potássio, desequilibrando o funcionamento do organismo. Além disso, o excesso de líquidos também dilata o estômago, podendo aumentar a quantidade de comida ingerida. Há ressecamento de pele, olhos e cabelo. Em casos mais severos, pode acontecer também cansaço, sonolência e dificuldade de concentração.

Cerveja ajuda a hidratar?
O álcool não entra na conta da reposição de líquidos. Pelo contrário, pois ele “rouba” água do organismo, causando a famosa ressaca.

Como saber quanto de água você precisa?
Consulte um nutricionista, que vai avaliar seu estilo de vida, sua composição corporal e sua alimentação, para calcular quanto seu organismo gasta, quanto repõe com alimentos e quanto deve ser completado com água.

E as crianças?
Bebês até seis meses mantêm-se hidratados com o leite materno. Até o final da infância, a necessidade varia e pode chegar a  um litro de água. Por isso é importante oferecer líquidos às crianças porque elas dificilmente deixam qualquer brincadeira para beber água.

Hidratação devagar e sempre


Em qualquer época do ano, mas principalmente no verão, é de fundamental importância a ingestão de líquidos, sejam eles água, sucos, leite, chás ou água de coco. Chopp e outras bebidas alcoólicas não valem, porque o álcool “rouba" a água do organismo, alertam os nutricionistas.
Se há controvérsias em relação à quantidade ideal para hidratação do organismo, que deveria ser de dois litros, não há dúvida da importância da ingestão de líquidos para que o organismo mantenha ativas e saudáveis todas as suas funções.
Os que defendem a ingestão de um litro de água lembram que há água na composição dos alimentos que ingerimos, em maior ou menor grau. As frutas lideram o ranking dos “sólidos mais líquidos”, se é que podemos dizer assim.
Em seguida, vêm as verduras, legumes e carnes. Um bife acebolado de 100 gramas, por exemplo, teria  71% de água. Os especialistas dizem que só é recomendável uma quantidade maior de líquido para atletas de alta performance, que suam demais, e para pacientes que sofrem de pedras nos rins. Quatro copos por dia(um litro) significam, em resumo, que você deve beber água quando sentir sede, alertam os nutricionistas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Melhore sua qualidade de vida

 

Atitudes simples e saudáveis, se realizadas com regularidade, podem mudar para sempre a sua qualidade de vida. Da mesma forma, maus hábitos comprometem sua saúde.Por isso, para viver bem, observe cuidados básicos que fazem toda a diferença:


. Respirar mais profundamente:  o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente durante alguns minutos do dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.

. Dar folga ao estômago: Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Coma para alimentar-se. Devagar e sempre! Evite passar longos períodos sem se alimentar!

. Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária: Não deixar para amanhã a melhora que pode produzir e estabelecer hoje. A qualidade de vida é uma planta que a gente tem que regar todo o dia.

. Comer menos carne: A carne vem com hormônios, conservantes e toxinas que tornam a refeição pouco saudável. Por seu lado, a carne de peixe pode acumular, com a poluição, metais pesados despejados nos rios. Diminua o consumo de carne. Se quiser proteínas animais,  dê preferência ao leite, queijo e ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana. Mas se não abre mão das carnes, prefira as brancas.

. Restringir o uso de automóveis: Carro particular causa poluição ambiental e priva seu organismo do necessário exercício físico. Use-o só quando necessário. Se ele não for indispensável, dê preferência ao ônibus e, em distâncias menores, à bicicleta.

.  Trocar o café por chás naturais: A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa.

. Deixar o cigarro completamente: Além do tabaco, o cigarro possue mais de 2 mil agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios plumões e o dos outros.

. Restringir as frituras: Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isso seja apenas uma excessão, e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol.

. Comer alimentos naturais da estação: Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira as frutas e verduras da época.

. Fazer exercícios físicos diariamente: caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de yoga, jogue volei, futubol, basquete,tênis ou tênis de mesa. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão. Mesmo que o exercício físico dure apenas 30 minutos, já é um grande aliado de sua saúde.

. Restringir a televisão: Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói, também, a vida intelectual, cultural e social das pessoas.

. Não exagerar com o computador: Os computadores emitem baixos níveis de radiação que podem causar dor de cabeça e outros sintomas à pessoas que fiquem muitas horas por dia diantes deles.  Faça uma pausa a cada hora de trabalho.

. Fazer passeios pela natureza: Ninguém pode amar e defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a ouvir a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.

. Evite bebidas fortes: Bebidas alcoólicas são em geral uma violência contra o organismo humano. Se não abrir mãos das bebidas, beba com muiiiita moderação.